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Música paga na Net: a 'febre' cresce
Depois de tudo o que tem acontecido em torno do Napster, a venda de música on-line é a grande moda. Já apareceu a Duet, a MusicNet, a MSN Music e até a MTVi já anunciou o seu serviço de distribuição de música na Net. De acordo com a CNN, o serviço da MTVi (que estabeleceu um aliança com a RioPort ) também será baseado numa tarifa mensal. Os preços do serviço, que deverá arrancar ainda este mês, variam consoante se tratar do download de canções (entre 220 e 443 escudos) ou de álbuns (entre 2.600 e 4.222 escudos). Para além disso, o gigante Yahoo anunciou uma aliança com a Duet , a primeira empresa de distribuição de música on-line formada por dois gigantes da indústria discográfica: Sony e Vivendi Universal. O seu serviço deverá ser lançado ainda durante o próximo Verão, mas não foram adiantados mais pormenores. Depois da Duet foi a vez da MusicNet , um serviço de distribuição de música on-line sujeito a uma taxa paga e criado pela AOL Time Warner, Bertelsmann, EMI e a RealNetworks, e da MSN Music, da Microsoft, para já num modelo tipo Spinner mas que é o ponto de partida para um futuro serviço de downloads de música mediante o pagamento de uma subscrição. Apesar de toda esta sucessão de acontecimentos, e por estranho que pareça, a primeira empresa a anunciar um serviço com subscrição foi o Napster , previsto para Junho ou Julho e que surgiu na sequência da sua associação com a gigante alemã Bertelsmann . Resta saber se os habituais ouvintes de música on-line se habituarão a pagar em vez as obter gratuitamente. Até pode ser que aconteça, mas não deverá ser nos tempos mais próximos.
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