Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3566.html
Microsoft investigada no negócio Corel
A Microsoft está a ser investigada devido ao recente investimento efectuado na Corel , que pode ter violado as leis ''anti-trust''.
No início de Outubro de 2000, a Corel anunciou uma aliança estratégica com a Microsoft que previa o estreitar de relações entre as duas empresas, principalmente no desenvolvimento de projectos baseados na iniciativa.Net da Microsoft. O acordo envolvia ainda uma injecção de capital no valor de 135 milhões de dólares (29,4 milhões de contos) por parte da Microsoft, para fazer face aos problemas financeiros da Corel.
Esta aliança levou o departamento de Justiça norte-americano a solicitar à Microsoft a entrega de todos os documentos relacionados com o negócio. A investigação tem como base um eventual abuso de posição dominante e concorrência desleal por parte da empresa de Bill Gates.
Isto porque a canadiana Corel fabrica e desenvolve o processador de texto Word Perfect , um concorrente directo do Word da Microsoft, e também o Corel Linux OS , uma distribuição Linux vocacionada para utilizadores domésticos.
A notícia surgiu na ediçao de hoje do '' The Wall Street Journal '', tendo provocado uma reacção imediata por parte dos responsáveis da Microsoft. ''Estamos a cooperar com o Governo para lhe fornecer todo tipo de informação que necessitem'', referiu um porta-voz da empresa, Jim Cullinan, à Reuters. ''Acreditamos que não existem questões legais que possam levantar qualquer tipo de preocupação'', acrescentou Cullinan.
Voltar à página anterior
Página principal