Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3565.html
Autor do vírus Anna entregou-se
O suposto autor do worm Anna Kournikova, um jovem de 20 anos já se entregou às autoridades holandesas.
O holandês, cujo o nome não foi revelado, e que se intitulou ''OnTheFly'', admitiu ser o autor do vírus que atingiu todo o mundo. Apesar de se ter entregue voluntariamente à policia na cidade de Sneek , as autoridades já tinham apurado quem era e onde residia o ''OnTheFly''. O holandês encontra-se em liberdade mas o seu computador foi apreendido assim como vários CDs e incorre numa pena de quatro anos de prisão.
''OnTheFly'' chegou mesmo a ter na sua homepage pessoal algumas explicações, admintindo que teria feito o worm por ''piada'' e que não tencionava prejudicar ninguém. O holandês usou um programa chamado Vbs Worm Generator, capaz de criar facilmente este tipo de vírus, que se propagam por email usando a linguagem Visual Basic para infectar os sistemas operativos Windows.
O suposto autor revelou que nunca imaginou que o worm assumisse as proporções que teve em tão curto espaço de tempo. Segundo peritos em segurança, é de prever que este worm seja mais nefasto do que o Melissa, que causou tantos estragos em Março de 1999, mas não terá as dimensões que o ILoveYou teve em Maio do último ano.
O worm em causa, catalogado por VBS/SST.A ou 'I-Worm/Lee.O', é um worm encriptado que utiliza o correio electrónico para se propagar. Com o Assunto: ''Here you have, ;o)'' contém um ficheiro adjunto denominado: 'AnnaKournikova.jpg.vbs' , o email tenta induzir em erro os destinatários que pensam que se trata de uma imagem da tenista.
O alerta gerado na Terça-feira pela Computer Emergency Response Team Coordination Center apontava para mais de 100 alertas tendo forçado a que muitos serviços de email filtrassem o email contendo o vírus.
Voltar à página anterior
Página principal