Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3469.html
Microsoft paga pela utilização do Java
A Microsoft acordou com a Sun Microsystems o pagamento de 4,3 milhões de contos pela utilização limitada da sua linguagem de programação Java . É o fim de um processo judicial que durou três anos.
No início de Outubro de 1997, a Sun Microsystems apresentou uma queixa em tribunal contra a Microsoft, alegando que a empresa de Bill Gates tinha violado as condições dos acordos de licenciamento da linguagem Java. De acordo com a Sun, os produtos da Microsoft que contêm suporte a Java não passavam nos testes de compatibilidade da Sun, situação que quebrava o contrato de licenciamento assinado pelas duas empresas.
Os termos do acordo agora alcançado prevêem não só o pagamento da indemnização referido anteriormente, como também a possibilidade da Microsoft utilizar o Java (na versão antiga 1.1.4) mas apenas para os seus produtos já existentes e por um período de sete anos.
Resta agora saber qual será a actuação futura da Microsoft, principalmente no que diz respeito à estratégia .NET, dado que o acordo não permite a utilização do Java para os futuros produtos da Microsoft. Talvez já a prever esta situação, a Microsoft lançou, em 1999, uma nova linguagem intitulada C# , que, segundo alguns analistas citados pela agência Reuters, deverá substituir o Java nos próximos produtos da Microsoft.
Voltar à página anterior
Página principal