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  23/06/2000 - João Beltrão Enviar por email   Versão impressora
A nova estratégia da Microsoft
 
  A Microsoft anunciou a sua nova estratégia para o futuro, baptizada com o nome .net. A grande aposta é transformar software em serviços.

A nova estratégia .net da Microsoft marca um ponto de viragem para a empresa e dita o desenvolvimento dos seus produtos e serviços para os próximos anos. O principal objectivo é a transformação de software em serviços, algo que irá demorar vários anos a conseguir.
Os próximos produtos da Microsoft irão reflectir esta estratégia não só em termos tecnológicos, mas também em termos de marketing, já que os seus nomes deverão ser Windows.net, Office.net, MSN.net, Visual Studio.Net, entre outros.

Durante o evento de apresentação da sua nova estratégia a Microsoft demonstrou como será possível utilizar, por exemplo, o Visual Studio para criar aplicações e web sites com serviços de autenticação (Microsoft Passport - já utilizado no Hotmail), processamento de cartões de crédito e outros serviços, tudo a partir elementos ''drag and drop'' disponíveis no Visual Studio.
Desta forma a Microsoft irá licenciar ''elementos programáticos'' e serviços para os programadores utilizarem nos seus programas e web sites como se de um aluguer se tratasse.

Uma vez que a visão de transformar software em serviços irá demorar vários anos a implementar, a Microsoft prevê continuar a obter a grande fatia da sua facturação da venda do Windows e do Office.

Durante o evento de apresentação da estratégia ''.net'' pouco ou nada se falou sobre os problemas legais da Microsoft, e ainda não é claro o impacto de uma possível divisão da empresa nesta estratégia.
O juiz que preside ao caso Departamento de Justiça versus Microsoft já enviou o apelo directamente ao Supremo Tribunal e espera-se para breve uma decisão do Supremo sobre se aceita ou não ouvir o caso.
De lembrar que o tribunal de primeira instância considerou que a Microsoft violou as leis da concorrência dos Estados Unidos e ordenou que a empresa fosse dividida em duas.

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