Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3262.html


Canivoro inglês pode ir a tribunal

O governo inglês poderá ser processado no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem por causa da proposta de instalação de um sistema de monotorização de chamadas telefónicas e Internet, feita pelos serviços secretos britânicos.

Activistas dos direitos cívis ingleses consideram que se trata um atropelo aos direitos humanos e de protecção de dados, consagrados na legislação da Grã-Bretanha e ameaçam levar o caso às instâncias europeias caso o projecto seja aprovado.

O projecto eleborado pela National Criminal Intelligence Service em estrita ligação com os serviços secretos de Sua Magestade, o MI5 e o MI6 , tenciona reter os dados de todas as chamadas e emails durante 7 anos.

Já em Julho havia sido aprovado pelo parlamento inglês uma nova legislação que conferia ao governo poderes para exercer ''escutas'' a todas as comunicações via Internet.

Os custos da construção da ''central'' de vigilância necessária ascendem a 8 milhões e meio de contos, e será um departamento gerido pelo MI5, usando o nome código de GTAC (Government Technical Assistance Centre).

Na altura, o governo inglês negou que a gestão do departamento seria feita pelos serviços secretos britânicos mas antes pelo National Criminal Intelligence Service.

No entanto as dificuldades técnicas e económicas envolvidas podem inviabilizar este projecto uma vez que seria necessário ''ligar'' os cerca de 400 fornecedores de Internet à central de vigilância e o seu custo de funcionamento ascenderia a cerca de 10 milhões de contos, só no primeiro ano.


Voltar à página anterior

Página principal