Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3263.html


Estação Espacial com painéis solares

A Estação Espacial Internacional (EEI) já recebeu os dois enormes painéis solares que vão fornecer energia à estação orbital.

A missão a cargo do vaivém Endeavour, que transportou e está a instalar os painéis, tem tido alguns contratempos. Depois da acoplagem falhada da Endeavour na EEI no sábado passado é agora a vez de existirem alguns atrasos na extensão dos painéis motivado por algumas folgas nos cabos que ligam os painéis à estação. De qualquer forma os painéis já estão a captar energia e estão em funcionamento.

Os dois painéis solares são a maior secção da EEI e têm 73 metros de envergadura. As ''asas'' azuis e douradas como já são conhecidas custaram 600 milhões de dólares (cerca de 137 milhões de contos), são o objecto mais brilhante em órbita terrestre. Os painéis vão produzir energia captada do Sol que seria suficiente para fornecer trinta habitações.

Desde Novembro que a EEI é tripulada pelo comandante americano Bill Shepherd e pelos russos Yuri Gidzeko e Sergei Krikalyov.

A EEI só estará totalmente pronta em 2006. Para isso a NASA tem agendados nove lançamentos por ano dos seus vaivéns (contrastando com os actuais três ou quatro lançamentos por ano) para conseguir cumprir a agenda de trabalhos relativa à sua construção, depois dos atrasos sucessivos dos últimos anos.


Voltar à página anterior

Página principal