Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3261.html


Chat Room da CIA: Capítulo final

Após sete meses de investigação, a CIA decidiu despedir quatro funcionários e ''repreender'' outros 18 devido à sua participação num chat room, a funcionar secretamente na rede informática da agência secreta norte-americana.

O chat room foi encerrado em meados de Novembro, dado que era trocado ''material inapropriado''. Foram investigados cerca de 160 colaboradores, que utilizavam o chat para trocarem, na sua grande maioria, piadas ou anedotas. Apesar disso, os responsáveis da CIA consideraram que o chat room quebrou as regras de comunicação internas da agência.

O carácter secreto do chat foi outro dos grandes motivos para o encerramento do chat, que funcionava quase como uma seita . As pessoas que participavam eram escolhidas ''a dedo'', de acordo com uma votação dos seus membros. Os seus membros tinham de jurar que nunca iriam revelar a sua existência, chegando mesmo a assinar acordos secretos.

Em comunicado, a CIA anunciou que, para além do despedimento de quatro colaboradores, outros 18 deverão ser suspensos, sem direito a vencimento, por períodos que podem variar entre alguns dias ou mesmo semanas. A CIA decidiu ainda enviar cartas com ''avisos'' e briefings de segurança a outros colaboradores com pouco envolvimento no chat (79 ao todo).


Voltar à página anterior

Página principal