Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2896.html
TV digital: Microsoft perde negócio
No início, a United Pan-Europe Communications (UPC) tinha firmado um acordo com a Microsoft (que detém 8% do capital da UPC), onde esta se comprometia a entregar o seu software de TV digital até Setembro deste ano.
No entanto, a Microsoft não conseguiu cumprir o acordo. Resultado: a UPC anunciou que o seu serviço de TV interactiva irá utilizar software da Liberate Technologies .
O atraso da Microsoft já tinha provocado alterações no lançamento do serviço de TV digital da UPC em Amesterdão, pelo que esta já tinha ameaçado mudar de fornecedor de software. A opção encontrada pela UPC para não atrasar o lançamento foi lançar um pacote básico com alguns serviços a menos.
Esta decisão é tanto mais importante se pensarmos que a Microsoft já estava a trabalhar com a UPC no desenvolvimento da sua rede de TV digital há cerca de dois anos.
Mark Schneider, presidente da UPC, defendeu que a Microsoft perdeu todos os direitos de preferência de que dispunha ao não cumprir com os prazos de entrega.
Este atraso parece não ter consequência para o mercado português. A Microsoft é parceira da TV Cabo no serviço de TV digital (para além de deter 2,5% do seu capital) e ainda recentemente a TV Cabo anunciou alguns dos serviços que irá disponibilizar a partir do segundo semestre de 2001, todos eles assentes na plataforma da Microsoft TV: ''TV Banking'', ''programação interactiva'', ''guia electrónico de programação'' e acesso à Internet através da televisão.
Voltar à página anterior
Página principal