Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2389.html


Eastécnica com acesso fixo via rádio

A empresa Eastécnica IV começará a fornecer, já no próximo mês de Junho, acesso fixo via rádio, que permite telefone fixo sem fios e Internet sem fios.

A Eastécnica IV, operador de telecomunicações pertencente ao grupo Eastécnica , acaba de instalar a sua primeira ''base station'' FWA (Fixed Wireless Access) e vai começar a operar no acesso fixo via rádio já no próximo mês de Junho, trazendo ao mercado empresarial os benefícios das comunicações em banda larga.

O acesso fixo via rádio será complementado com a instalação de uma rede física de fibra óptica, nomeadamente nas cidades de Lisboa e Porto, no qual se prevê um investimento de 6,4 milhões de contos até final do ano.

Com a nova tecnologia FWA a Eastécnica IV passa a oferecer ao seus clientes maiores capacidade e velocidade de transmissão de dados, voz e Internet. A Oni e a Novis estão já a testar os seus serviços de FWA e julga-se que muito em breve possam instalar linhas telefónicas e ligações à Internet de banda larga nas empresas portuguesas.

A Eastécnica IV é detida maioritariamente pela BroadNet, com 67% do capital, seguida pela Eastécnica SGPS, com 20%, e pela Fundação Oriente, com 13%.


Voltar à página anterior

Página principal