DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  23/08/99 - João Beltrão Enviar por email   Versão impressora
Internet sem fios
 
  Imagine uma pequena antena em sua casa ou no escritório que lhe dá acesso Internet a alta velocidade.

O ICP (Instituto de Comunicações de Portugal) está a estudar as candidaturas às frequências Fixed Wireless Acess que podem ser utilizadas, entre outras coisas, para fornecer acesso Internet sem fios de alta velocidade.
Quando este tipo de serviços aparecer em Portugal, o que deverá acontecer durante o primeiro semestre do ano 2000, bastará instalar uma pequena antena no telhado ou varanda de sua casa ou do seu escritório para poder navegar na Internet a velocidades que podem atingir os 2 megabits por segundo e sem necessitar de recorrer à linha telefónica.

Perto de dezena e meia de empresas concorreram a frequências Fixed Wireless Access tendo algumas delas, entre as quais a Eastécnica e a Teleweb, revelado pormenores dos seu projectos para esta área. A Teleweb revelou mesmo que vai oferecer ligações Internet sem fios a algumas escolas, a velocidades de 128 kbits por segundo.

O ICP dividiu o espectro Fixed Wireless Access em três ''áreas'': telefonia vocal e transmissão de dados em baixo débito entre os 3600 e os 3800 MHz (para a qual estão a concurso 3 licenças), Internet de grande velocidade, ‘Video-On-Demand’ e videoconferência entre os 24,5 e os 26,5 GHz (6 licenças a concurso) e transmissão do sinal de televisão entre os 27,5 e os 29,5 GHz (2 licenças a concurso). As candidaturas vão ser abertas a 25 de Agosto, tendo o ICP cerca de 1 mês para as avaliar e determinar os vencedores.

Para antever o que poderá acontecer em matéria de preços na área de Internet sem fios, a Digito fez um pequeno levantamento de empresas que já comercializam serviços deste género nos Estados Unidos. De uma forma geral, podemos prever que o mercado-alvo será, inicialmente, o das empresas, com custos de instalação que podem chegar aos 500 contos e mensalidades que poderão rondar os 60 contos.

LaunchNet Wireless
O serviço de Internet sem fios desta empresa custa 125 dólares por mês (23 contos) para um acesso de 384 kbits por segundo. A instalação e o equipamento custam mil dólares (185 contos).

Accel Net
A velocidade do serviço da Accel Net é variável, mas ronda 1 megabit/segundo. O custo do equipamento (antena, router etc) é de 2500 dólares (468 contos) e o serviço custa 250 dólares (47 contos) por mês mas o cliente pode optar por pagar 350 dólares (65 contos) por mês o que inclui o aluguer do equipamento. O custo da instalação é de 500 dólares (94 contos).

SpeedChoice
A SpeedChoice é uma das poucas empresas que comercializa um serviço de acesso Internet sem fios para o mercado residencial, que custa 35 dólares (6500 escudos) por mês. O equipamento custa 250 dólares (47 contos - pode ser alugado por 10 dólares mensais) mas o serviço necessita de uma linha telefónica normal para o envio de dados, já que a antena não transmite, apenas recebe informação.
A SpeedChoice tem também serviços para empresas que dispensam a linha telefónica normal. No caso dos serviços empresariais o preço varia conforme a velocidade e número de utilizadores.

GoAmerica
O serviço de acesso Internet da GoAmerica é um pouco diferente dos anteriores porque se destina a portáteis e computadores de mão. Em vez de instalar uma antena no telhado ou varanda o utilizador necessita de um modem com uma pequena antena semelhante às antenas dos rádios ou televisões portáteis. O serviço custa 60 dólares por mês (11 contos) para acesso internet ilimitado a uma velocidade de 19.2 kbtis/segundo. O modem custa cerca de 200 dólares (37 contos). Este serviço não necessita de linha telefónica normal.

Metricom
Tal como o serviço da GoAmerica, o serviço de acesso internet sem fios da Metricom destina-se a portáteis e computadores de mão. O custo mensal é de 30 dólares (5600 escudos) para utilização ilimitada, a velocidade é de 28.8 kbits/segundo e o modem custa cerca de 160 dólares (30 contos).

Mais artigos >>



Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação