Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2355.html


10 suspeitos pelo ILOVEYOU

As autoridades filipinas continuam as suas buscas pelo responsável da criação do vírus ILOVEYOU e têm neste momento uma lista de dez suspeitos.

A cobertura mediática mundial que o caso tem gerado não tem ajudado as investigações e as autoridades filipinas forçam-se por mostrar que estão a altura das expectativas, mas sem muitos resultados práticos até ao momento.

As lista de suspeitos é encabeçada por nove alunos da AMA Computer College, um estabelecimento de ensino de informática em Manila, onde se presume que o autor do ILOVEYOU tenha estudado. Sete destes alunos estão a estudar ou já se formaram enquanto que outros dois teriam desistido do curso ali leccionado, sendo um destes o principal suspeito, Onel de Guzman de 24 anos.

Onel de Guzman, chegou a admitir que poderia ter inadvertidamente e acidentalmente lançado o vírus na rede mas que não tinha certeza, chegou a apresentar como tese de fim de curso um ''troiano'' (programa destinado ao roubo de passwords) muito semelhante ao usado pelo ILOVEYOU. Onel de Guzman, que viu a sua tese chumbada e que desistiu de finalizar o curso em informática é irmão da namorada do suspeito Reomel Ramones que é considerado o decimo suspeito.

Patrick Orosa um dos ex-estudantes que terminaram o curso da AMA Computer College e que são suspeitos, negou qualquer envolvimento na ''produção'' e disseminação do ILOVEYOU na Internet depois de ter sido interrogado pelas autoridades filipinas.

Está ainda em aberto a hipótese de ter existido uma espécie de associação entre alguns suspeitos com o intuito de ''largar'' o vírus na Internet.

O vírus ILOVEYOU, que no dia 4 de Maio se espalhou por todos os cantos do globo em apenas 24 horas e infectou dezenas de milhões de computadores em todo mundo, originando prejuízos incalculáveis.


Voltar à página anterior

Página principal