Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec2356.html


G8 contra a cibercriminalidade

Representantes governamentais do G8 (os sete países mais industrializados mais a Rússia) e das maiores empresas do mundo da informática iniciaram hoje em Paris a primeira cimeira mundial consagrada ao combate contra a cibercriminalidade.

Na posição de país anfitrião, a França fez a primeira intervenção, enunciando alguns princípios: cooperação internacional, protecção da vida privada e recusa absoluta de uma ciberpolícia que transcenda fronteiras e soberanias nacionais.

ciberpolícia que ultrapassasse o quadro dos Estados e as suas competências soberanas, na abertura de uma reunião que está a merecer uma cobertura mediática especial em consequência das notícias recentes sobre o vírus informático ILOVEYOU.
Segundo peritos franceses, esta posição contraria a tendência norte-americana para a credenciação de investigadores especializados em Internet com poderes especiais devido ao carácter internacional da rede.

Os participantes reconhecem-se, pelo menos, numa petição de princípio. Falta garantir a segurança dos sistemas informáticos para que continue o progresso das actividades económicas e comerciais através da Internet.


Voltar à página anterior

Página principal