Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec1474.html


Novis: A Telecom da Sonae

A Sonae apresentou ontem à imprensa a sua nova empresa, a Novis, que vai concorrer contra a Portugal Telecom.

A Novis é a nova empresa de telecomunicações do grupo Sonae que vai concorrer contra a Portugal Telecom disponibilizando serviços de voz, dados e Internet. A partir de Janeiro de 2000 vai ser possível efectuar chamadas telefónicas (interurbanas e internacionais) através da Novis.
A Novis vai construir uma rede nacional de fibra óptica para poder fornecer estes serviços em todo o país e irá complementar esta rede com uma infra-estrutura de Acesso Fixo via Rádio (se ganhar uma das licenças para esta tecnologia).

A partir de Janeiro de 2000 qualquer português poderá fazer chamadas interurbanas e internacionais marcando o prefixo 1010 (que foi atribuído à Sonae pelo ICP) seguido do número de telefone pretendido.
A este método de realização de chamadas telefónicas dá-se o nome de acesso indirecto. Quanto ao acesso directo, que só possível mediante a instalação de uma linha telefónica da própria Novis nas instalações da empresa ou em casa do cliente, isso só deverá acontecer mais tarde quando a Novis tiver uma infra-estrutura própria montada.

A campanha publicitária da Novis arranca já hoje (dia 22 de Setembro) para dar a conhecer o nome e a imagem desta nova empresa a todos os portugueses. O web site da Novis vai estar disponível ao início da noite de hoje.
A Novis vai investir 60 milhões de contos até 2008, 2 milhões dos quais em publicidade. O objectivo é facturar 25 milhões de contos em 2003 e 60 milhões de contos em 2008, atingindo uma quota do mercado de telecomunicações da ordem dos 25 por cento.

A Novis resulta da fusão da Sonae Rede de Dados com a IP (o fornecedor de acesso Internet recentemente comprado pelo grupo Sonae) e é detida em 56,67 por cento pela Sonae e 43,33 por cento pela France Telecom.

Ver também: Códigos dos futuros operadores
Acesso Fixo via Rádio
Estratégia da JazzTel para Portugal
Internet sem fios


Voltar à página anterior

Página principal