Numa conferência realizada pela Knowledge Foundation's International Symposium, tendo como tema as baterias e células de combustível (fuel cell), os engenheiros chegaram a conclusão que estas últimas poderão vir a ser usadas já no próximo ano em substituição de baterias para portáteis e telemóveis.
Foram inclusive demonstradas uma fuel cell de 15 watts, que poderia ser utilizada para alimentar um portátil, e uma lanterna com capacidade para 20 horas de funcionamento ininterrupto, que utiliza uma fuel cell pouco maior do que seis baterias do tipo D.
As células de combustível (fuel cells) são compostas por dois eléctrodos que possuem entre eles um electrólito; enquanto o oxigénio passa por um dos eléctrodos (cátodo), o hidrogénio passa pelo outro (ânodo), num processo que gera electricidade, calor e água.
Neste processo, graças a um catalisador, o átomo de hidrogénio separa-se no protão e electrão e cada uma destas partículas segue um diferente caminho no cátodo, o protão passa pelo electrólito e os electrões geram uma corrente eléctrica que pode ser aproveitada, antes das partículas se unirem novamente no hidrogénio e em seguida com o oxigénio gerando água.
O hidrogénio é extraído dos hidrocarbonetos como gasolina, gás natural e metanol, mas criando muito menos emissão de gases tóxicos uma vez que não promove a combustão dos mesmos.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação