Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Gastrobot

University of South Florida

 
  Pub
 
  Pesquisar
 

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  09/01/2001 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Gastrobot, funciona a comida
 
  Gastrobot, funciona a comida Gastrobot é o nome dado a um tipo de robôs em desenvolvimento que, por definição, são ''robôs que extraem a energia que utilizam através da digestão de comida''. Em experiências realizadas com protótipos, a energia é extraída de alimentos como o açúcar e o amido.

Um destes protótipos, denominado Chew Chew, foi desenvolvido na University of South Florida por Stuart Wilkinson, e utiliza um depósito com produtos químicos e bactérias que transformam a sacarose em glicose, uma reacção que liberta electrões que são utilizados para carregar uma bateria. Um pequeno cubo de açúcar consegue fornecer energia suficiente para um funcionamento de 15 minutos.

Stuart Wilkinson, que é professor de engenharia mecânica, acabou por criar uma miniatura da célula de combustível orgânica, MFC (Microbial Full Cell), cujo primeiro modelo foi criado há cerca de 60 anos. Estas células utilizam o processo electroquímico descrito acima, chegando a uma eficiência da ordem dos 80 por cento.

O próprio Wilkinson já sugeriu uma aplicação comercial para o Gastrobot, podendo vir a ser utilizado na monitorização de plantações de laranjas onde o robô utilizaria, de maneira autónoma, as próprias laranjas caídas no chão como combustível.

< Notícia anterior
Amazon aumenta 40 por cento as vendas
Notícia Seguinte >>
Compuware associa-se à Intel


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação