Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/artigos/tecart41.html
Internet grátis: Porquê?
A Internet gratuita chegou finalmente a Portugal, mas muitos utilizadores ainda perguntam: porquê?
Depois de vários meses a observar a chegada da Internet gratuita em diversos países Europeus, chega agora a vez dos Portugueses beneficiarem deste ''fenómeno''.
De uma forma geral todos os utilizadores recebem a Internet gratuita de braços abertos, mas muitos ainda pergutam: ''Como é que é possível fornecer acesso gratuito sem ganhar dinheiro nenhum com isso?''.
Em primeiro lugar é preciso ter em conta que o acesso dito gratuito não é totalmente gratuito porque 35% do dinheiro que o utilizador gasta na chamada telefónica vai para os bolsos do fornecedor de acesso.
Mas os 35% do valor da chamada telefónica não chegam para dar lucro, por isso é necessário existirem mais razões.
No caso das operadores de telemóveis, por exemplo, o acesso gratuito à Internet serve para ''fidelizar'' os clientes: ''compre um telemóvel da nossa rede e navege na internet sem pagar''. O mesmo se aplica aos futuros operadores da rede fixa: ''faça chamadas interurbanas e internacionais pela nossa rede e receba o acesso internet completamente de borla''.
No caso das empresas que vendem alguma coisa (lojas, hipermercados, etc) faz sentido oferecer o acesso à Internet para que o cliente navegue no web site da loja e compre alguma coisa. ''Se nós não cobramos aos nossos clientes para entrarem na loja também não faz sentido cobrarmos para que o cliente possa efectuar uma ligação à Internet e navegar na nossa loja virtual'' - disse um dos responsáveis por um ISP gratuito em Inglaterra.
É preciso ter também em conta que os CD-ROMs que são normalmente fornecidos com o software para configurar o computador definem como página de entrada (a página que carrega quando se abre o Internet Explorer ou Netscape Navigator) a página do portal do fornecedor de acesso, o que aumenta as visitas e, como consequência, as receitas publicitárias geradas pelos famosos ''banners'' espalhados pelas páginas web.
Por fim, agora que a Internet gratuita apareceu em Portugal, uma das principais razões que leva um fornecedor de acesso a tornar-se gratuito é a necessidade de não deixar fugir os clientes para a concorrência.
Voltar à página anterior
Página principal