 |
Relacionados |
|
Google: processo contra publicidade on-line
Google e cientologia: polémica nos links
Google Answers: especialistas respondem a questões
Google: novo serviço de busca para programadores
Concurso de programação do Google já tem vencedor
Google in a box, serviço para empresas
A Ligação à Internet 20 Fev 2003
Introdução à Internet 20 Fev 2003
Como Configurar o Setup do PC 20 Fev 2003
Construção de Páginas Internet I 22 Fev 2003
|
 |
A barra de ferramentas do motor de pesquisa Google, instalada no browser Internet Explorer, poderá abrir caminho a que utilizadores não autorizados possam efectuar ataques ao computador.
A falha, que foi detectada pela empresa israelita de segurança informática GreyMagic Software, possibilita aos intrusos fazerem correr um código "malicioso" nos PCs e efectuar operações como ler e transferir ficheiros privados.
Afectando as versões 1.1.58 e anteriores da barra, a vulnerabilidade consiste na possibilidade de ser inserido um código em qualquer página, de forma a "enganar" a barra do Google, alterando os seus parâmetros.
Desse modo, o intruso poderá adulterar o resultado das pesquisas, alterar a aparencia da barra ou mesmo desinstalá-la, além de possibilitar, em determinadas circunstâncias, que seja executado um código específico no PC do utilizador da barra.
Segundo revelou a GreyMagic, a origem do problema está no facto da barra usar URLs simples para controlar as funções do software e executar scripts, sendo através dos URLs que são efectuadas quaisquer alterações à barra.
Entretanto, o Google lançou uma versão da sua barra na qual o problema supostamente já terá sido corrigido, sendo que na sexta-feira (dia 9) a versão actual era a 1.1.60.
|