 |
Relacionados |
|
Livro causa polémica na Amazon.com
Google pode introduzir pesquisas pagas
Google nega responsabilidade em pop-ups
Google também em português
Google in a box, serviço para empresas
Introdução à Produção de Conteúdos para Televisão Interactiva 27 Fev 2003
Microsoft Outlook 2000 - Organização e Comunicação Pessoal 27 Fev 2003
Os Jogos 27 Fev 2003
Introdução ao Mp3 27 Fev 2003
|
 |
Invocando o Digital Millennium Copyright Act (DMCA), a Igreja da Cientologia exigiu ao Google que retirasse do seu motor de busca os links para o site Xenu.net, que apoia o movimento contra a presença do culto na Internet.
Este acto causa alguma preocupação no meio da Internet, uma vez que situações semelhantes podem vir a acontecer com outros sites com conteúdos críticos na Web.
O Google comunicou a Andreas Heldal-Lund, Webmaster do Xenu.net, sobre a retirada de determinados links que faziam referência ao site, todavia, alguns links foram deixados uma vez que não estavam abrangidos pela notificação do culto invocando o DMCA.
De acordo com o Google, os links retirados estão abrangidos pela secção 512 do DCMA, que proíbe os links para material com direitos de autor que, neste caso, eram textos do culto que estavam dispostos no site Xenu.net.
Andreas Heldal-Lund, Webmaster do site, defende a utilização destes textos no Xenu.net, alegando que "a Igreja da Cientologia consegue sobreviver à custa das leis dos direitos de autor, refugiando-se no enunciado das leis de uma maneira para a qual não foram elaboradas. Se as pessoas tivessem o acesso prévio a tais textos talvez não ingressassem no culto, depois de analisarem os ensinamentos do culto.''
Segundo o Google, Andreas Heldal-Lund poderia entrar com uma notificação para exigir que os links fossem novamente colocados no motor de busca, mas este seria um processo oneroso que, segundo Andreas, está fora de questão.
|