Publicidade
 
Digito Comente a nova Digito!
Digito
  PESQUISA  

2 Jan 2002 por Paula Cardoso  
Programa identifica género a partir de imagens

Um programa de computador consegue determinar o género de uma pessoa a partir apenas de pequenas características faciais e extractos áudio da voz. E fá-lo com mais eficiência do que os humanos.

 

 

Um programa de computador, desenvolvido na Universidade da Pennsylvannia (Estados Unidos) consegue determinar o género de uma pessoa a partir apenas de pequenas características faciais e pequenos extractos áudio da voz.

Foram introduzidas no sistema 1.755 pequenas partes (apenas olhos, nariz, boca, ...) de fotografias de seres humanos retiradas de bases de dados. Através da comparação da estrutura facial o computador consegue identificar se é homem ou mulher.

A equipa de investigadores, liderada por Rajeev Sharma, introduziu ainda pequenos ficheiros (de um segundo de duração) com registos de voz femininas e masculinas para o computador identificar.

Reclamam os "progenitores": o número de respostas certas chega quase aos 100 por cento. Com as mesmas pistas, os humanos só conseguem acertar 90 por cento das vezes.

Para que o programa acerte basta a comparação das faces (bastante diferentes, consoante o género). Em caso de dúvida, o software decide automaticamente que sinais eliminar, até chegar àqueles em que não há margens para dúvida.

O software faz parte de um projecto para desenvolver todo o tipo de sistemas para reconhecimento de imagens, financiado pela National Science Foundation.O próximo passo será desenvolver um programa que possa classificar as imagens por idade.


 

Tecnologia Tecnologia

O Melhor de Dezembro

Telemóveis: Portugal tem 7,6 milhões de clientes


Software Software

Patch para o Internet Explorer causa nova falha

Programa ajuda médicos a decidir tratamentos


Jogos Jogos

30 anos da Atari para a PlayStation

Electronic Arts lança Devil May Cry para a PS2


Ciência Ciência

Astrónomos estudam mistério dos raios cósmicos

Ovelha Dolly com problema de artrite


E-business E-business

Euro: os próximos três meses são cruciais

Rei dos Casinos aposta na Internet