DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Nesta análise
Apesar das novas unidades e novos gráficos, Red Alert 2 pode ser considerado um Red Alert com ''roupa nova''
 
  Links relacionados
Command and Conquer Red Alert 2

Westwood Studios

Electronic Arts

Dark Reign 2

Ground Control

Dogs of War

Imperium Galactica II: Alliances

Red Alert 2 em Portugal

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  J O G O S Índice   Notícias   Análises
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  17/11/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Command and Conquer Red Alert 2
 
  imagjogana102 picture Elaborado pela Westwood e publicado pela Electronic Arts, Command and Conquer Red Alert 2 é a sequela de Red Alert, um dos jogos de estratégia em tempo real com grande sucesso de vendas junto ao público que foi lançado em 1996.

Red Alert 2 segue a mesmo fórmula dos seus antecessores, recorrendo a recolha de recursos que são convertidos em créditos que por sua vez são utilizados para construir e expandir a base e adquirir novas e melhores unidades de combate.

A invasão dos Estados Unidos
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem526".] Para quem não se recorda do anterior Red Alert, o jogo contava com duas facções, os aliados e os soviéticos, sendo que quem tenha escolhido jogar pelos aliados e vencido acabaria por derrotar os russos. No entanto a destruição dos soviéticos não foi verídica uma vez que passado algum tempo arquitectam um plano para a invasão dos Estados Unidos, sendo aqui o ponto de partida para este segundo jogo.

Um ataque surpresa aos Estados Unidos acaba por surpreender as suas forças armadas, e para piorar a situação os russos desenvolveram uma técnica de controlo mental passando a utilizar não só as suas tropas mas também os próprios cidadãos americanos para ajudá-los a concretizar os seus planos.

Um jogo tradicional
Apesar das grandes diferenças que Red Alert 2 possa ter em relação aos gráficos e novas unidades, o sistema de jogo em praticamente nada mudou, tendo a mesma componente de recolha de recursos que são convertido em créditos e logo após a compra de melhores edifícios e unidades como anteriormente dito.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem527".] A interface de jogo é bastante similar aos anteriores, não criando nenhuma dificuldade para quem já os conheça. Existe a possibilidade de agrupar as unidades em nove grupos diferentes existindo determinadas teclas para chamá-los para o local de acção desejado. Esta funcionalidade é muito útil quando da utilização de ataques em grande escala e que necessitem de uma organização mais cuidada.

Este tradicionalismo de Red Alert 2 pode ser interpretado ou como a reutilização de uma fórmula (muito boa neste caso) tentando explorar ao máximo este estilo, ou então como um bom jogo que é, com uma ''cara lavada'' mas cuja adaptação é muito fácil visto já ser conhecido.

Novas unidades mais balanceadas
Red Alert 2 apresenta a introdução de uma série de novas unidades tendo algumas delas habilidades específicas além de pertencerem unicamente a uma das facções.

[Macro error: Can't locate an image object named "imagem528".] Como exemplo de algumas das armas especiais podemos citar o Weather Control Device (Controlador Climatérico) pertencente aos aliados, que lhes permite provocar algumas tempestades bem nefastas por sobre a base inimiga que pode causar graves danos. Os aliados possuem ainda a Chronosphere que permite fazer o ''teletransporte'' das suas unidades (ou das inimigas) instantaneamente de um ponto para outro no mapa de jogo.

Já pelo lado dos Soviéticos podemos citar um míssil nuclear que consegue limpar grande parte da base se o jogador não tiver muito cuidado, além da Iron Curtain (Cortina de Ferro) que consegue tornar unidades e veículos invulneráveis por um curto período de tempo.

Uma questão importante com relação as novas e demais unidades de Red Alert 2 é o equilíbrio existente entre os diferentes tipos de unidades. O jogador terá um maior desafio ao ter que lidar com unidades terrestres, marítimas e aéreas que se encontram distribuídas de maneira bem balanceada.

Ao projectar as diferentes unidades, a Westwood fez por garantir que cada uma delas tenha um papel importante a desempenhar na batalha, mas para que cada uma delas execute da melhor maneira possível as suas funções, é necessário utilizar outras unidades para apoio. Pode parecer comum em relação a outros jogos, mas em Red Alert 2 isto parece muito mais marcante.

Comportamento das unidades
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem529".] Não é possível deixar de falar no comportamento das unidades em jogo, principalmente no que diz respeito a inteligência artificial. Em Red Alert 2 o jogador terá que tomar conta de praticamente todas as acções de suas unidades, uma vez que estas não são capazes de responder sozinhas a um grande número de situações.

Como exemplo, a um determinado grupo de unidades que esteja a guardar a base pode ser atribuído um pequeno perímetro de patrulha que se for ultrapassado por algum inimigo faz com que as unidades em questão entrem em acção, mas estas unidades não têm nenhuma reacção com actividades fora destes perímetro.

No entanto se o perímetro não for invadido pelo inimigo e este tiver um longo alcance de fogo, poderá abater as unidades sem que resulte numa acção de defesa do grupo como um todo abatendo as unidades uma a uma. Mesmo as unidades que são utilizadas unicamente como defesa possuem uma resposta aos ataques bastante descoordenada tornando-as desnecessariamente vulneráveis.

Gráficos interessantes
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem530".] Em termos gráficos Red Alert 2 evoluiu bastante em relação ao último título da série Commanda and Conquer Tiberian Sun, as unidades possuem movimentos mais realistas além de serem melhor identificadas a distância. Mesmo os edifícios da base possuem um design atraente e com bastante detalhes.

Os cenários de Red Alert foram bastante elaborados representando alguns dos conhecidos locais dos Estados Unidos e não só como Washington e a Casa Branca, indo até Pearl Harbor. Apesar da acção centrar nos estados unidos também existirão hipótese de cenários na Coreia e Paris, até uma missão no laboratório secreto de Albert Einstein localizado algures no norte da Europa.

Estes cenários são utilizados através de campanhas de 12 missões para cada uma das facções, que variam desde construir uma simples base até ser oferecido um ''punhado'' de unidades para ver se o jogador é capaz de se infiltrar nas instalações inimigas. É importante dizer que a sequência das missões é bastante linear no que diz respeito ao desenrolar do jogo, mas cada uma das missões pode ser executada de diferentes maneiras.

Uma boa escolha
[Macro error: Can't locate an image object named "imagem531".] Command and Conquer Red Alert 2 não traz realmente algo de novo, sendo um Red Alert de roupa nova, mas de maneira geral o jogo está bem elaborado e poderá com certeza trazer muitas horas de ''estratégia'' aos jogadores.

No entanto as campanhas singleplayer podem ser consideradas uma preparação para os jogos em multiplayer pela Internet, que apresentam uma série de opções configuráveis que podem fazer de cada partida com outros jogadores um novo desafio.

Utilizando uma fórmula de estratégia em tempo real que ''já tem barbas'', resta-nos esperar para ver o que os futuros jogos de estratégia a serem lançados terão para nos oferecer.





Gráficos Som Interesse Total
  18 16 15 16  


Autor: Westwood Studios
Sistema recomendado: Pentium III 300MHz, Windows 95/98, 32MB de RAM, 200MB de disco, aceleradora 3D recomendada
Mais artigos >>


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação