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O motor gráfico 3D utilizado consegue dar muita definição e detalhes as unidades mesmo nas condições de zoom que colocam o jogador próximo das mesmas
 
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  07/07/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Ground Control
 
  imagjogana82 picture Ground Control foi lançado oficialmente esta semana em Portugal pela representante da Sierra no nosso país, a Inforjogos, sendo uma produção da empresa sueca Massive Entertainment. Este título apresenta-se como um jogo de estratégia em tempo real fazendo um excelente uso dos gráficos 3D, com excelentes cenários e pontos de visão.

A história..
A história por detrás de Ground Control começa logo após uma devastadora Guerra Mundial com a humanidade a dar início à exploração do espaço. A colonização dos novos planetas é levada a cabo por duas facções políticas: a Crayven Corporation com bases industriais e militaristas, e a New Dawn Order mais virada para as questões religiosas e científicas.

No entanto a Crayen Corporation, sem o conhecimento da New Dawn Order, descobriu vestígios de vida extraterrestre na distante colónia de Krig-7b. Devido à grande movimentação de tropas da Crayen Corporation nesta colónia, a New Dawn Order começa a suspeitar dessas actividades, enviando as suas tropas para Krig-7b a fim de descobrir os motivos por detrás dessas movimentações.

O jogo
imagem336 picture O modo singleplayer de Ground Control é dividido em 30 missões, sendo que durante as primeiras quinze o jogador tem o controlo das tropas da Crayven Corporation e nas restantes o controlo da New Dawn Order, dando a oportunidade de ter conhecimento dos pontos de vista dos dois lados do conflito.

Este pormenor foi bem elaborado pela Massive Entertainment, pois além de dar ao jogador a oportunidade de intervir nos dois lados do conflito, esta mudança de facção não altera o desenrolar da história, que vai se processando de maneira contínua.

O modo multiplayer de Ground Control permite uma busca dentro dos servidores Won.net da Sierra, dando uma certa garantia ao jogador de encontrar adversários na Internet. Existe a possibilidade de jogar em equipas configurando uma série de factores que condicionam a vitória.

imagem337 picture Interface do jogo
Muitas das vezes não é difícil vermos jogadores que ficam frustrados com os controlos de jogos de estratégia logo nos primeiros níveis porque são muito difíceis e pouco intuitivos.
Em Ground Control os controlos podem parecer difíceis de início, mas os níveis tutoriais estão muito bem concebidos e dão uma excelente noção dos comandos de jogo, pelo que é recomendado aos jogadores passarem por estes níveis para uma melhor compreensão dos comandos e consequente aproveitamento do jogo.

Quase a totalidade dos comandos de jogo podem ser efectuados com o auxílio do rato, tendo também a possibilidade de alguns desses comandos no teclado. Já o controlo de visões é feito parcialmente no teclado, onde estão as funções de zoom, deslocamento e altura da ''câmara''.

Como em outros jogos de estratégia, em Ground Control o jogador tem a possibilidade de controlar uma unidade de cada vez, ou então seleccionar uma série de unidades com o auxílio do rato para comandá-las ao mesmo tempo.

imagem339 picture Apesar do excelente interface de controlo, há um pequeno pormenor que poderia estar melhor implementado: quando seleccionamos uma única unidade de um grupo e damos alguma ordem a essa unidade todo o grupo parte para a acção, ou seja, não existe a possibilidade de controlo de unidades individualmente, a não ser em casos em que o grupo possui um único elemento.

Em algumas situações isto pode tornar-se problemático; por exemplo, se possuirmos uma unidade que esteja a sofrer muitos danos temos a tendência a recuar a unidade para protegê-la, mas não podemos fazê-lo sem que todo o grupo ao qual pertence também recue. É um facto com que o jogador tem de viver, mas outros pontos positivos acabam por diminuir a importância deste pequeno problema.

Grafismo
imagem338 picture Não resta muita dúvida em relação à qualidade dos gráficos em Ground Control, logo nos primeiros níveis tutoriais já conseguimos ver toda a beleza e potencialidade do universo 3D do jogo.

O motor gráfico 3D utilizado consegue dar muita definição e detalhes às unidades mesmo nas condições de zoom que colocam o jogador próximo das mesmas. Nestas condições é possível reparar em detalhes como os condutores em alguns dos veículos, cartuchos de munições que caem das armas dos soldados quando estes estão a utilizá-las, e até o rasto de pó que os veículos deixam para trás quando em movimento.

Os cenários não são excepção sendo variados e apresentando uma riqueza de detalhes como dunas nos desertos e até insectos a andar pelo chão em cenários com paisagens mais tropicais.
Ground Control apresenta muitos efeitos especiais, como as brilhantes explosões e os efeitos luminosos dos disparos das armas, ou o movimento das unidades aéreas com manobras singulares sobre os campos de batalha, tudo contribuindo para a imersão na intensidade das batalhas.

O som também contribui bastante, variando conforme a proximidade da ''câmara'' ao campo de batalha. Caso o jogador esteja com uma visão mais afastada, é possível ouvir o som das batalhas entre as unidades na sua globalidade, mas ao aproximar a visão, é capaz de distinguir o som de cada uma das unidades intervenientes.

Resumo
imagem335 picture Apesar da ''moda'' que contribuiu para encher o mercado com jogos de estratégia em tempo real, Ground Control não deve ser considerado ''mais um''. Apesar do enredo ser, na sua básica concepção, semelhante aos outros, a evolução da história contribui para o interesse do jogador que provavelmente sentir-se-á motivado para prosseguir até ao fim.

Se o jogador é um entusiasta da estratégia em tempo real e das tácticas de combate e não gosta muito de se preocupar com a recolha de recursos indo directamente para a acção, Ground Control tem boas hipóteses de ficar no seu computador por um bom tempo.




Gráficos Som Interesse Total
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Autor: Massive Entertainment
Download: Gamesdomain (99.8MB)
Sistema recomendado: Pentium II 350MHz, Windows 95/98/NT 4.0, 64MB de RAM, 400MB de disco, Aceleradora 3D
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