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A perspectiva em terceira pessoa é bastante útil nas missões com atiradores furtivos onde aproveitamos as irregularidades do terreno
 
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  16/06/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Dogs of War
 
  imagjogana79 picture Publicado pela Take 2 Interactive e distribuído em Portugal pela Inforjogos, Dogs of War apresenta-se como um jogo de estratégia em tempo real como Command and Conquer, mas sem a exploração de recursos, partindo directamente para as missões em cenários com excelentes texturas e gráficos 3D.

Alguns anos no futuro!!!
Dogs of War localiza-se cerca de 160 anos no futuro, onde a humanidade partiu à conquista do espaço para exploração dos recursos de outros planetas em substituição dos esgotados recursos da Terra.

imagem308 picture Primus IV foi a primeira colónia fundada, e é aqui que a aventura começa. Inicialmente tudo corria bem com os colonos até que uma forma de vida alienígena chamada Mantai começou a atacar. Os colonos que sobreviveram ao ataque ficaram isolados vários anos, durante os quais fora descoberto um metal denominado SL-18, muito útil para a construção de armamento.

Mais tarde, os colonos passaram a comercializar o metal com a Terra até que um novo Imperador achou que devia cobrar mais taxas e os colonos declararam a independência de Primus IV. Com o envio de tropas da Imperial Order para reaver a colónia, os habitantes contrataram os WarMonkeys para os defender, começando aqui a nossa intervenção.

O Jogo
imagem309 picture Em Dogs of War temos a possibilidade de jogar pelas duas facções, ou a Imperial Order, que possui uma tecnologia mais desenvolvida, ou os Warmonkeys, que defendem a posição dos colonos. Ainda é possível jogarmos com as criaturas alienígenas, os Mantai, se bem que isto só é possível quando o jogador terminar as campanhas das duas facções mencionadas anteriormente.

O modo Singleplayer apresenta-se constituído por 20 missões dividas entre as três facções. No menu apresentado antes da missão, o jogador tem a tarefa de decidir e agrupar as unidades que lhe são fornecidas, podendo comprar unidades adicionais caso tenha créditos para o fazer.

Também é neste menu que o jogador pode obter informação sobre as capacidade das unidades, uma vez que o manual cobre este aspecto de maneira um tanto quanto superficial. É aconselhável para a primeira vez que se joga optar pelo tutorial, que cobre a maioria das acções básicas do jogo.

Visão em terceira pessoa
imagem305 picture Existem duas maneiras distintas para o controlo das unidades. Podemos seleccionar com o rato uma ou mais unidades, ou ainda optar pelo controlo de uma única unidade na perspectiva de terceira pessoa.

Esta perspectiva é bem útil principalmente nas missões com atiradores furtivos onde podemos movê-lo sozinho para aproveitar as irregularidades do terreno e construções a nosso favor. Apesar do jogador poder controlar uma só unidade em terceira pessoa, há a opção de designar determinadas unidades para seguir a unidade controlada, algumas vezes funcionando como auxílio e protecção.

As unidades vão evoluindo ao longo do jogo (a menos que sejam eliminadas), tanto em posto de comando como em experiência e capacidade. Isto torna-se importante uma vez que o jogador vai levando as unidades de cenário em cenário, e uma unidade com mais experiência acaba por influenciar as unidades à sua volta numa espécie de cadeia de comando.

Grafismo
imagem306 picture Os cenários de Dogs of War são muito bons ao nível gráfico, com excelentes texturas, e com paisagens variando de desertos até áreas urbanas. Dentro dos cenários 3D temos a possibilidade alterar o ângulo de visão ajustando a ''câmara'' em várias direcções possíveis, além das funções de zoom.

A mudança do ângulo de visão tanto é capaz de favorecer quanto a atrapalhar o jogo, uma vez que afastando demasiado a câmara, as unidades quase parecem simples pontos.

Existem cerca de 40 unidades diferentes no jogo, todas elas razoavelmente detalhadas e projectadas à escala, de modo que comparando o tamanho das unidades umas com as outras no jogo conseguimos ter um bom nível de proporções.
Para mais realismo, apesar do reduzido tamanho, os soldados tiveram os seus movimentos modelados com a técnica de ''motion capture'', onde os movimentos de uma pessoa real são gravados e adaptados à personagem.

imagem307 picture Além disso, as representações gráficas das explosões e das várias armas estão bem desenvolvidos, sendo que para isto uma boa placa aceleradora 3D é necessária. Até porque qual é o jogo hoje em dia que não necessita de uma placa aceleradora poderosa?

Resumindo
Com a recente invasão do mercado por jogos de estratégia em tempo real, pode ser que Dogs of War dê uma lufada de ar fresco. Os cenários em 3D não são uma inovação, tendo sido utilizado por outros títulos do género. No entanto não se pode negar que muito contribuem para o interesse do jogo e desenvolvimento táctico.

Apesar das primeiras missões terem um certo nível de dificuldade aliado ao natural período de adaptação ao jogo, não deverá ser razão para afastar os entusiastas do género.

E caso as missões não cheguem, existe o modo Multiplayer onde sempre podemos ter o prazer de mandar um ou mais amigos pelos ares.

Gráficos Som Interesse Total
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Autor: Take 2 Interactive
Sistema recomendado: Pentium II 400MHZ, Windows 95/98/2000, 64MB de RAM, 650MB de disco, Aceleradora 3D, DirectX 7a
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