 |
Relacionados |
|
Google: processo contra publicidade on-line
Google nega responsabilidade em pop-ups
Investimento em publicidade on-line aumenta
eBay lidera publicidade on-line
Publicidade on-line pode recuperar 11 por cento
Utilização do Microsoft Excel 2000 28 Fev 2003
Análise de Sistemas I 28 Fev 2003
Criar Animações no ImageReady para a Web 28 Fev 2003
Edição Electrónica 28 Fev 2003
|
 |
Uma empresa americana, a ExitExchange, conseguiu que a United States Patent and Trademark Office (USPTO) - autoridade norte-americana que regula as patentes e direitos de autor - aceitasse uma patente que reconhece a autoria do formato pop-under.
O formato, que consiste na abertura de pequenas janelas do browser na barra de tarefas enquanto está a ser aberta uma página Web, é usado essencialmente para exibir anúncios publicitários on-line.
Segundo os responsáveis da empresa, os pop-unders foram criados pela ExitExchange em Maio de 2000 como uma alternativa aos chamados pop-ups (janelas que se abrem no meio do ecrã). O presidente e fundador da companhia, que desenvolve tecnologia para publicidade on-line, referiu que a certa altura apercebeu-se que os clientes se queixavam dos anúncios com pop-ups e decidiu criar um formato que causasse menor "intrusão".
Apesar de ter sido aceite, a patente está ainda sujeita a aprovação pela USPTO e, caso seja reconhecida como criadora do formato, a ExitExchange poderá exigir a milhares de empresas compensações relativas aos direitos de utilização daquela tecnologia.
Empresas como a DoubleClick ou o Yahoo poderão ser obrigadas a pagar quantias elevadas, caso não consigam provar que utilizam pop-unders antes da data indicada pela empresa americana. Alguns analistas consideram, aliás, que a decisão final poderá instabilizar ainda mais o mercado de publicidade on-line, que segundo as últimas indicações está em ligeira recuperação.
|