 |
Relacionados |
|
Google: processo contra publicidade on-line
McDonald's lança campanha na Net
AEIOU e ADsignal fundem departamentos comerciais
Google nega responsabilidade em pop-ups
eBay lidera publicidade on-line
Investimento em publicidade on-line aumenta
Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
Introdução ao ASP 7 Mar 2003
eCommerce 7 Mar 2003
MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 7 Mar 2003
|
 |
Depois das perdas elevadas no sector de publicidade na Internet, durante o ano passado, os indicadores mais recentes apontam para uma recuperação entre os 700 e os 800 milhões de dólares.
Um estudo levado a cabo pela empresa Emarketer e pela revista Forbes, revela que, até ao final de 2002, as receitas publicitárias na Net poderão ascender aos 8,1 mil milhões de dólares, o que corresponde a uma subida de 11 por cento em relação ao ano anterior, quando as receitas se ficaram pelos 7,3 mil milhões.
As previsões são ainda mais animadoras para os anos seguintes: em 2003 as receitas poderão atingir os 9,2 mil milhões de dólares, em 2004 serão 11,4 mil milhões e em 2005 prevêem-se resultados de 13,5 mil milhões.
Entre as razões apontadas para este crescimento estão o aumento previsível do número de utilizadores da Internet - segndo o estudo, poderá crescer dos 352 milhões em 2000 para os 709 milhões em 2004 -, a subida na percentagem de acesso por banda larga e a descoberta da Internet por parte de um público com maior poder de compra.
Outro dado a ter em conta é a tendência ascendente do comércio electrónico, sobretudo nos Estados Unidos onde a percentagem de cibernautas que efectua compras on-line deverá subir dos 53,2 por cento no ano passado, para os 59,9 por cento em 2004, altura em que o número de compradores deverá ultrapassar os 90 milhões.
Apesar das perspectivas favoráveis, os analistas da Emarketer e da revista Forbes defendem que a publicidade on-line esteja integrada em campanhas que envolvam outros meios, como a rádio e televisão. O objectivo, refere o estudo, é conjugar a maior taxa de penetração dos media off-line com a maior eficácia da Internet ao nível do targeting.
|