DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

19 Abr 2002 por Adriano Nobre  
Música on-line: menos downloads nos sites pagos

As companhias discográficas que entraram no mercado de distribuição de música on-line apresentaram um decréscimo de 20 por cento, na quantidade de downloads de músicas durante o passado mês de Março.

 

Relacionados Relacionados

KaZaA encerra até decisão do tribunal

Alternativa ao MP3 chega aos dispositivos móveis

Apple lança novo iPod

RIAA culpa pirataria por perdas no sector

Portal MP4.com pronto para ser lançado

KaZaA defende-se da computação distribuída

Napster com mais despedimentos


DIGITO Formação Digito Formação

Linguagem Java – Conceitos Básicos 3 Dev 2002

Introdução ao Mp3 3 Dev 2002

A Utilização do Terminal Remoto 3 Dev 2002

Macromedia Flash 5 3 Dev 2002

 

 

Com o objectivo de combater a pirataria e a distribuição ilegal de ficheiros MP3 através da Internet, foram várias as editoras discográficas que resolveram começar a fornecer o mesmo tipo de serviços, embora de forma paga.

Porém, e enquanto sites gratuitos como Kazaa, eDonkey, Morpheus ou Audiogalaxy, multiplicam o número de utilizadores, as visitas a este tipo de sites pagos têm apresentado uma quebra que, de Janeiro a Março, se cifrou nos 20 por cento, equivalente a um decréscimo dos 2,5 milhões para pouco mais de dois milhões.

De acordo com um estudo da Jupiter MMXI, durante o mesmo período de tempo verificou-se um aumento de 600 mil internautas na utilização de sites de troca de ficheiros MP3 gratuitos. Entre Janeiro e Março deste ano, o número de entradas neste tipo de sites cresceu dos 10,7 para os 11,3 milhões.

O analista Mark Mulligan, considera que o mercado da música on-line não se está a desenvolver conforme o esperado, devido à "falta de controlo no crescimento das trocas ilegais de ficheiros MP3, através da Internet". No seu entendimento, torna-se necessário que "as companhias discográficas actuem de forma incisiva e rápida junto das empresas de software que suportam estas redes de troca ilegal".

Recorde-se que, no início desta semana, a IFPI (International Federation of the Phonographic Industry), tinha anunciado uma quebra de cinco por cento nas vendas de discos, facto que se registou pela primeira vez na indústria discográfica.

Como principal causa para este acontecimento, os responsáveis pelo sector apontaram o crescimento da pirataria informática - através da duplicação de CDs e da troca ilegal de ficheiros pela Net. Segundo estes responsáveis, o consumo de música não está a decrescer, mas o facto de existirem outras plataformas de acesso aos produtos musicais, faz com que as vendas diminuam consideravelmente.


 

Tecnologia Tecnologia

China: navegar na Internet com direito a prisão

Políticos espanhóis multados por navegar em site pornográfico


Software Software

Advanced Registry Tracer 1.6

Microsoft: mais um bug compromete segurança


Jogos Jogos

Robotech: Battlecry na Europa em Fevereiro

Shadows of Undrentide: expansão para Neverwinter Nights


Ciência Ciência

Inventor recebe fundos para fabricar máquina de fazer chuva

Radiação causa problemas no gravador da Galileo


E-business E-business

Roxio oficializa compra do Napster

Vodafone: aliança com fabricantes de computadores


Telecomunicações Telecomunicações

France Telecom reduz gastos com o 3G

Sony Ericsson: falta de novos modelos coloca empresa em risco