 |
Relacionados |
|
UE processa Microsoft
Steve Ballmer: Windows poderá sair do mercado
Microsoft investigada pela UE
Microsoft terá que revelar o código do Windows
Microsoft obrigada a corrigir Windows Media Player
Microsoft responde à Comissão Europeia
Sun exige mil milhões de dólares à Microsoft
Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
Introdução ao ASP 7 Mar 2003
eCommerce 7 Mar 2003
MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 7 Mar 2003
|
 |
Segundo revelou o advogado da Microsoft para as questões europeias, John Frank, em declarações ao Financial Times, a empresa norte americana está disponível para ir de encontro às pretensões de Bruxelas, disponibilizando à indústria dois standards técnicos que permitirão, às empresas rivais, a plena utilização do sistema operativo Windows.
Esta posição do líder mundial de software, deverá abrir as portas a um período de negociações entre a empresa e a Comissão Europeia, no sentido de colocar um ponto final às investigações de que a Microsoft tem sido alvo relativamente a práticas monopolistas no mercado de software.
A disponibilização dos standards anteriormente referidos parece pôr termo ao impasse que se havia instalado no processo, tornando claro que a Microsoft procura um entendimento que evite as pesadas sanções a que pode estar sujeita.
Recorde-se que as multas a aplicar poderiam ascender a cerca de 10 por cento do total de negócios anuais da empresa norte americana, para além da exigência de alteração das políticas da empresa, no caso de se confirmarem as ilegalidades que a Microsoft terá, alegadamente, praticado.
A Comissão Europeia recusou comentar esta tomada de posição, mas alguns analistas do sector revelam que é pouco provável que o organismo europeu se sinta satisfeito com a proposta apresentada. O caso específico do Media Player é um dos pontos relativamente ao qual a Comissão Europeia poderá exigir concessões, de acordo com as investigações que estão em curso.
|