 |
Relacionados |
|
UARS: satélite em queda não controlada
Sonda para estudar as explosões solares
Hubble: galáxia a girar em sentido contrário
NASA cancela missão à lua Europa
Atlas detalhado de Marte na Internet
Mancha negra detectada em Júpiter
Utilização do Microsoft Excel 2000 28 Fev 2003
Análise de Sistemas I 28 Fev 2003
Criar Animações no ImageReady para a Web 28 Fev 2003
Edição Electrónica 28 Fev 2003
|
 |
A agência espacial norte-americana, NASA, revelou em comunicado, que é difícil adiantar pormenores ou descrever o que se trata, na medida em que estamos perante algo que não se rege pelas leis conhecidas da Física.
A nova matéria é composta por milhões de átomos que se unem para formar uma onda com um milímetro de espessura, regendo-se pelas leis da mecânica quântica, que descreve as leis da luz e da matéria à escala atómica. Nesta área, a matéria pode estar em dois lugares ao mesmo tempo e comportar-se como partículas ou ondas, onde nada é certo e tudo se rege por probabilidades.
De acordo com os investigadores da NASA, citados pela Agência Lusa, "os condensados Bose-Einstein não são como os sólidos, líquidos ou gases estudados. Não são vapor, nem duros, nem fluídos. De facto, não existem palavras que possam descrevê-los, porque são de outro mundo".
Wolfgang Ketterle, físico do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que obteve esta matéria, afirma que ainda não se consegue perceber que aplicações poderá ter esta nova matéria. Contudo, não coloca de parte a possibilidade de aplicação no fabrico de relógios atómicos, destinados a melhorar a navegação aérea e espacial.
Em Outubro do último ano, Wolfgang Ketterle, Eric Cornell e Carl Wieman, foram galardoados com o Prémio Nobel da Física, depois de desenvolverem trabalhos nesta área e permitirem provar que, a temperaturas extremamente baixas, há átomos que se fundem num só e passam a actuar em conjunto, numa onda de matéria.
Esta teoria foi recriada, tendo por base os trabalhos de um físico indiano pouco conhecido, Bose, que em 1924 formulou a teoria que catalisou esta investigação.
|