DIGITO Formação
 
DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

1 Fev 2002 por Paula Cardoso  
Sensor químico do tamanho de uma moeda

Investigadores desenvolveram uma técnica que permite detectar em simultâneo um grande número de substâncias químicas. A superfície dotada de centenas de sensores é mais pequena que uma moeda.

 

Relacionados Relacionados

Óxido de prata para discos do futuro

Planta que brilha quando tocada

Novo futuro para os conhecidos LEDs

Novo avanço no transístor unimolecular


 

Uma superfície mais pequena do que uma moeda consegue albergar centenas de sensores químicos. A técnica permitir dotar os laboratórios de um sistema capaz de detectar um grande número de substâncias.

Uma superfície mais pequena do que uma moeda consegue albergar centenas de sensores químicos reutilizáveis. A proeza de investigadores da Universidade de Buffalo (Estados Unidos) permite dotar os laboratórios de um sistema portátil, capaz de detectar simultaneamente um grande número de substâncias e com uma amostra cem ou mil vezes mais pequena do que uma gota de água.

Os investigadores desenvolveram uma novo método para estabilizar e condicionar proteínas dentro do xerogel, um material rígido (como um vidro) e poroso fabricado a partir de uma solução especial. Uma vez lá, as proteínas podem assinalar as substâncias presentes em determinadas amostras.

Os detectores de xerogel tradicionais, além de enormes, apenas conseguiam detectar apenas uma substância química. Com recurso à tecnologia utilizada no mapeamento do genoma humano, a equipa liderada por Frank V. Bright reduziu o tamanho destas substâncias.

A equipa utilizou uma impressora de agulhas para "imprimir" directamente os sensores em determinada superfície. Com este método, os sensores adoptam um diâmetro muito pequeno, sendo facilmente colocados numa área extremamente reduzida.

O próximo passo da equipa de investigadores será "imprimir" os sensores sobre um LED, de forma a criar uma plataforma autónoma e portátil.

A descrição da técnica deverá ser publicada na edição de Março da revista Analytical Chemistry.


 

Tecnologia Tecnologia

50 milhões fizeram download de música

PlayStation pode ser causa de doença em jovem


Software Software

BackPack Professional 3.0

MusicMatch com subscrição de música para Mac


Jogos Jogos

Crash Bandicoot: The Wrath Of Cortex na Xbox

Tac Ops: Assault On Terror para PC


Ciência Ciência

Sensor químico do tamanho de uma moeda

Nova técnica identifica genes cancerígenos


E-business E-business

AEIOU e ADsignal fundem departamentos comerciais

Europa aprova fusão entre HP e Compaq