DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

31 Jan 2002 por Paula Cardoso  
Nova técnica identifica genes cancerígenos

Cientistas desenvolveram uma nova forma para identificar mudanças de genes no cancro da mama. A técnica pode evitar que 20 por cento das pacientes sejam submetidas a sessões de quimioterapia.

 

Relacionados Relacionados

Creme cura cancro de pele

Cancro: diminuir a queda de cabelo

Biólogos identificam 80 novas proteínas

Computador diagnostica cancro da mama

Proteína contra o cancro da mama


DIGITO Formação Digito Formação

Microsoft Outlook 2000 - Organização e Comunicação Pessoal 25 Out 2002

Introdução ao ASP 25 Out 2002

Como Configurar o Setup do PC 25 Out 2002

Introdução à Internet 25 Out 2002

 

 

Uma nova técnica para identificar as mutações de genes no cancro da mama poderá acabar com as intervenções cirúrgicas desnecessárias. Os cientistas conseguem prever, com uma fiabilidade de 83 por cento, quando é que o cancro se pode espalhar para outras partes do corpo.

Uma em cada 10 mulheres nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha tem cancro de mama. O tratamento envolve a remoção do tumor e sessões de radioterapia. Em 20 por cento dos casos, no entanto, permanecem vestígios de cancro no sangue, podendo estes despoletar novos tumores num período de cinco anos.

Uma das dificuldades com que os médicos se têm deparado é precisamente conseguir identificar quais as pacientes que possam vir a desenvolver tumores adicionais.

Actualmente, os médicos guiam-se por vários factores, como o tamanho do tumor e o seu desenvolvimento para conseguir prever estes casos. O método é contudo falível. Em 70 a 91 por cento das situações, como medida de precaução, as mulheres são submetidas a sessões de quimioterapia, cujos efeitos secundários (como vómitos, perda de cabelo e descalcificação óssea) são difíceis de controlar.

Uma equipa de cientistas, do Netherlands Cancer Institute (Holanda) e do laboratório Rosetta Inpharmatics (Estados Unidos) estudou 98 casos de cancro de mama, em mulheres com menos de 50 anos de idade. Em 70 por cento dos casos, os médicos encontraram um padrão de mutação dos genes que pode prever com uma fiabilidade de 83 por cento, se o tumor poderá ou não aparecer noutra parte do corpo.

A técnica, publicada na edição de quinta-feira da revista Nature, permite aos cientistas, "iluminar" os genes passíveis de mutação. Com os genes identificados, "poderá reduzir-se significativamente o número de pacientes que recebe tratamento desnecessário" escrevem os investigadores.


 

Tecnologia Tecnologia

Sharp: processador Z80 num substrato de vidro

FBI investiga ataque DDoS aos DNS Root Servers


Software Software

Customizer XP 1.8.5.1

Advanced WMA Workshop 1.76


Jogos Jogos

Activision: Wolverine's Revenge para PC e GBA

Tribunal: expansão da Ubi Soft para Morrowind


Ciência Ciência

Nova técnica para a descoberta de planetas

Nova técnica no transplante de órgãos de porcos


E-business E-business

Publicidade com pop-ups continua a aumentar

Pressplay e MusicNet com mais acordos com editoras


Telecomunicações Telecomunicações

NTT DoCoMo: mais telemóveis com câmaras digitais

Intel com novos chips XScale para telemóveis