DIGITO
  PESQUISA

31 Jan 2002 por Paula Cardoso
Nova técnica identifica genes cancerígenos

Cientistas desenvolveram uma nova forma para identificar mudanças de genes no cancro da mama. A técnica pode evitar que 20 por cento das pacientes sejam submetidas a sessões de quimioterapia.

Relacionados Relacionados

Creme cura cancro de pele

Cancro: diminuir a queda de cabelo

Biólogos identificam 80 novas proteínas

Computador diagnostica cancro da mama

Proteína contra o cancro da mama

DIGITO Formação Digito Formação

Microsoft Outlook 2000 - Organização e Comunicação Pessoal 25 Out 2002

Introdução ao ASP 25 Out 2002

Como Configurar o Setup do PC 25 Out 2002

Introdução à Internet 25 Out 2002

Uma nova técnica para identificar as mutações de genes no cancro da mama poderá acabar com as intervenções cirúrgicas desnecessárias. Os cientistas conseguem prever, com uma fiabilidade de 83 por cento, quando é que o cancro se pode espalhar para outras partes do corpo.

Uma em cada 10 mulheres nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha tem cancro de mama. O tratamento envolve a remoção do tumor e sessões de radioterapia. Em 20 por cento dos casos, no entanto, permanecem vestígios de cancro no sangue, podendo estes despoletar novos tumores num período de cinco anos.

Uma das dificuldades com que os médicos se têm deparado é precisamente conseguir identificar quais as pacientes que possam vir a desenvolver tumores adicionais.

Actualmente, os médicos guiam-se por vários factores, como o tamanho do tumor e o seu desenvolvimento para conseguir prever estes casos. O método é contudo falível. Em 70 a 91 por cento das situações, como medida de precaução, as mulheres são submetidas a sessões de quimioterapia, cujos efeitos secundários (como vómitos, perda de cabelo e descalcificação óssea) são difíceis de controlar.

Uma equipa de cientistas, do Netherlands Cancer Institute (Holanda) e do laboratório Rosetta Inpharmatics (Estados Unidos) estudou 98 casos de cancro de mama, em mulheres com menos de 50 anos de idade. Em 70 por cento dos casos, os médicos encontraram um padrão de mutação dos genes que pode prever com uma fiabilidade de 83 por cento, se o tumor poderá ou não aparecer noutra parte do corpo.

A técnica, publicada na edição de quinta-feira da revista Nature, permite aos cientistas, "iluminar" os genes passíveis de mutação. Com os genes identificados, "poderá reduzir-se significativamente o número de pacientes que recebe tratamento desnecessário" escrevem os investigadores.

Tecnologia Tecnologia