 |
Relacionados |
|
TMN: MMS e videofonia UMTS na Portugal Media
Acordo TMN-OniWay: Anacom pronuncia-se este mês
Vodafone lança Mensagens Multimédia na rede GPRS
TMN com acesso móvel a servidores de messaging
Serviços avançados para 2G podem ser ''suicídio''
Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
Introdução ao ASP 7 Mar 2003
eCommerce 7 Mar 2003
MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 7 Mar 2003
|
 |
Além de apresentação da videotelefonia com o UMTS, a TMN, no seu stand do certame Portugal Media, fez outras demonstrações de tecnologias que fazem uso do sistema de mensagens SMS e do sistema GPRS (General Packet Radio Service).
O acesso à Internet via GPRS permite uma melhor transmissão de dados pelo telemóvel (que suporte esta tecnologia), conseguindo obter velocidades semelhantes a uma conexão pela rede fixa.
Este tipo de acesso foi demonstrado num computador portátil, que fazia uso de um telemóvel com tecnologia wireless Bluetooth, apresentando uma performance razoável, onde os responsáveis fizeram notar que o utilizador poderia seleccionar o nível de qualidade gráfica das páginas Web para optimizar a velocidade.
O mesmo tipo de acesso foi demonstrado utilizando um PDA Compaq iPaq tanto através de um módulo GPRS ligado ao PDA, assim como utilizando um telemóvel Bluetooth.
A TMN fez também uma demonstração do seu gestor de frotas Frotalink, uma solução empresarial que se encontra no mercado há cerca de um ano, que foi desenvolvida em conjunto entre a TMN, PTM.com e a PT Inovação.
Sem uma limitação quanto ao número de veículos, este sistema, constituído por um módulo GPS e uma unidade móvel GSM, é instalado em cada veículo pertencente à empresa, que pode ver a sua localização através de um site na Web, que contém a cartografia de 21 cidades portuguesas.
O cliente do Frotalink pode então, na página Web, definir de quanto em quanto tempo um determinado veículo deve reportar a sua localização, ou ainda definir de quantos em quantos quilómetros. O veículo manda então um SMS para a central com a informação da sua localização obtida por GPS. Além da localização, o sistema pode enviar uma mensagem quando algo de errado, como um acidente, acontece com o veículo, ou quando este deixa a área de cobertura do sistema
De acordo com responsáveis da TMN, cada módulo GPS+GSM instalado nos veículos custa cerca de 600 euros. Além do valor do módulo, o cliente paga uma mensalidade na ordem dos 12 euros por veículo pelo custo do serviço, fora os SMS que são cobrados à parte.
A operadora também demonstrou a sua solução para domótica (edifícios inteligentes) com o ComSat Control, um sistema que permite efectuar a gestão e controlo remoto de aplicações por envio de mensagens SMS com sintaxes pré-definidas pelo utilizador, que vão actuar em diferentes situações, como o exemplo de enchimento de um depósito de água.
O sistema também recebe alertas em caso de anomalias, enviando para o telemóvel do utilizador um SMS. Este sistema foi desenvolvido pela TMN em conjunto com a Loja das Telecomunicações e, segundo os responsáveis do operador, encontra-se em utilização por alguns serviços municipais.
|