 |
Relacionados |
|
Lucros da Nokia descem mas menos que o previsto
Nokia prevê subida de preços nos telemóveis
Telemóveis em 2002: Nokia na frente e Samsung sobe
Nokia vai apostar nos telemóveis "de luxo"
Telemóveis 3G vão custar entre 450 e 550 euros
Nokia mantém prazos para telemóveis 3G
Fujitsu e Sagem em parceria para o 3G
Linguagem Java Conceitos Básicos 3 Dev 2002
Introdução ao Mp3 3 Dev 2002
A Utilização do Terminal Remoto 3 Dev 2002
Macromedia Flash 5 3 Dev 2002
|
 |
De acordo com o relatório apresentado pela Gartner Dataquest, no último Domingo, o consumo mundial de telemóveis decresceu em cerca de 3,2 por cento, cifrando-se nos 399,6 milhões de telefones móveis vendidos ao longo do ano.
Estes valores apresentam, desta forma, um significativo contraste com a média de crescimento registada no sector, entre 1996 e 2000, que rondava os 60 por cento.
Entre as principais razões invocadas para esta quebra, encontram-se a saturação dos mercados europeus e a dificuldade dos fabricantes e operadores em introduzir novos produtos, suficientemente atraentes, que pudessem convencer os consumidores a trocar os seus aparelhos por modelos mais recentes e, porventura, mais caros.
Por outro lado, o fracasso da comercialização dos telemóveis GPRS, também poderá ajudar a explicar estes números. Segundo os dados apresentados pela Gartner, os operadores não conseguiram encontrar a melhor forma de implementar os novos terminais junto dos consumidores, fazendo com que este passo intermédio, a caminho do UMTS, não tenha alcançado os objectivos previstos.
|