Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3700.html
Investigação ao Echelon continua
A comissão designada pelo Parlamento Europeu para investigar a rede espia americana via satélite Echelon , continua a analisar o caso, depois da queixa feita pela França no ano passado de que os Estados Unidos estariam utilizam a rede para a espionagem industrial.
O objectivo principal do sistema Echelon é a interceptação de todas as comunicações ao nível mundial, quer sejam elas por telefone, rádio, e-mail, fax, etc..
No segundo semestre do ano passado foi designado uma comissão para a investigação do sistema depois de terem surgido relatórios que continham informação sobre o fornecimento de fundos para o sistema espia não só pelos Estados Unidos, mas também pelo Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.
Os franceses mostram-se mais preocupados com o sistema Echelon, tendo em Outubro do ano passado entregue um documento ao Parlamento Europeu sobre uma alegada intervenção dos americanos num negócio de venda de aeronaves Airbus para a Arábia Saudita, onde os franceses alegam que foi utilizado o Echelon para favorecer a concorrente americana Boeing.
A partir deste ponto, os Franceses não só iniciaram a sua própria investigação, como começaram a desenvolver o seu próprio sistema de espionagem com características semelhantes ao sistema Echelon.
As reuniões da comissão investigadora continuaram ontem, dia em que a organização britãnica Cyber Rights and Cyber Liberties interveio na reunião com um orador, chamando a atenção para os direitos da privacidade dos utilizadores nas comunicações e especialmente na Internet.
Voltar à página anterior
Página principal