Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3657.html


Russos ultimam a queda da MIR

Os preparativos para a destruição da estação orbital russa MIR já estão em curso, tendo sido ligado o computador de bordo para ''guiar'' a queda da estação sobre o Pacífico.

O computador da MIR, que estava ''em baixo'' desde 18 de Janeiro devido a problemas com as baterias da estação, foi novamente ligado e está a responder ao controlo terrestre. Uma saída de órbita controlada só é possível com o sistema de navegação do computador de bordo da MIR.

Segundo a Space.com, a data marcada para o fim da MIR, reentrando na atmosfera terrestre sobre o Pacífico Sul, está situada entre 20 e 23 de Março. Para executar a queda controlada serão utilizados 3 foguetes de impulso, dois dosquais serão usados para corrigir a órbita e um último para dar o impulso para a descida.

A maior parte da estação será destruída durante a sua entrada na atmosfera, mas o controle de operações russo estima que mais de 1500 destroços, num total de 20 toneladas, se precipitem algures em alto mar entre a Nova Zelândia e o Chile.


Voltar à página anterior

Página principal