Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Russos querem salvar MIR

Alô, Alô Mir?

Mir vai mesmo ser destruída

Mir é vítima de fungo espacial

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  09/02/2001 - Rui Guerra Enviar por email   Versão impressora
Fim da MIR ao vivo por 1500 contos
 
  Fim da MIR ao vivo por 1500 contos Por ''apenas'' 1500 contos, irá ser possível assistir ao vivo à entrada da estação orbital MIR na atmosfera terrestre, presenciando in loco a destruição da mítica estação espacial russa.

De acordo com a Rádio Eco de Moscovo, citada pela agência Lusa, está a ser organizado um voo especial que irá voar perto do local onde a MIR dará entrada na atmosfera terrestre. O grupo de privilegiados que irá integrar este voo terá de desembolsar cerca de 1500 contos mas poderá assistir ao momento em que a MIR se transformará em ''cacos''.

De acordo com o Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia (CCVE), as manobras de orientação da estação orbital russa para um ângulo de descida para a Terra terão início nos primeiros dias de Março, estando o seu afundamento no Oceano Pacífico previsto para uma data entre o dia 9 e 11 desse mesmo mês.

Neste momento, a MIR encontra-se numa órbita de cerca de 270 quilómetros (desce a uma média de 500 metros por dia) e atingirá o seu ponto crítico quando estiver entre os 240 e 250 quilómetros da Terra, distância que tornará irreversível a sua queda.

A queda da MIR terá que ser devidamente controlada. Para tal os técnicos russos enviaram, no dia 22 de Janeiro deste ano, a nave Progress M1-5 com duas funções definidas: garantir o combustível necessário (2,7 toneladas) para controlar a queda da plataforma, e servir ao mesmo tempo de grua, orientando a estação para o local exacto da queda.

Uma queda não controlada da MIR poderia ocorrer entre os 52 graus de latitude Norte e os 52 graus de latitude Sul, expondo 85 por cento da população mundial aos destroços dos fragmentos da MIR. O ex-libris do programa espacial da ex-União Soviética completa, no final de Fevereiro, 15 anos de funcionamento.

< Notícia anterior
Yahoo elimina sites neonazis
Notícia Seguinte >>
Plantas que comunicam por rádio


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação