Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3588.html


Fraudes aumentaram na União Europeia

Segundo dados fornecidos pela Comissão Europeia , o número de fraudes relativo a utilização ilícita de cartões de crédito aumento em cerca de 50% em 2000 na União Europeia, segundo notícia da Agência Reuters.

De acordo com os dados, a maior parte das transacções ilegais envolveram pagamentos feitos a partir de transacções telefónicas ou feitas pela Internet, o que contribui para a redução da confiança dos utilizadores na utilização destes meios. As estimativas feitas pela Comissão revelaram que as transacções ilegais rondaram valores na ordem dos 120 milhões de contos.

Uma pesquisa realizada recentemente revelou que as transacções feitas pela Internet representam cerca de 2% de todas as utilizações de cartões de crédito, entretanto estes 2% contribuem com cerca de metade das queixas proveniente dos utilizadores.

Para reduzir este tipo de problemas a Comissão Europeia lançou um plano para aumentar a coordenação com a indústria na elaboração de sistemas de segurança mais fiáveis que serão utilizados em 2002. Dentre algumas medidas técnicas para evitar fraudes estará a utilização de chips nos cartões de créditos, sistema que se encontra em desenvolvimento mas ainda um pouco oneroso.


Voltar à página anterior

Página principal