Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3474.html
Nova evidência de água em Marte
No ano passado imagens recolhidas pela Mars Global Surveyor revelaram formações geológicas que poderiam ter sido criadas por fluxos de água. E agora uma análise mais pormenorizada do meteorito denominado Shergotty Martian proveniente do planeta vermelho parece reforçar esta teoria.
A análise feita pela equipa da Universidade do Tennessee liderada por Harry McSween sugere que água em forma de vapor vinda das profundezas do planeta juntamente com o magma pode ter contribuído muito para o aparecimento desta na superfície de Marte.
Os cientistas descobriram partículas de minerais no interior do meteorito contendo muitos elementos solúveis em água, ao contrário das partículas presentes na superfície do meteorito. Tendo realizado experiências em rocha derretida simulando as condições em que o magma aflorou a superfície de Marte, os cientistas concluíram que o magma que forma o meteorito Shergotty começou a sua ascensão à superfície com cerca de 1,8 por cento de água, o que é muito mais do que se havia cogitado.
Uma vez que o meteorito tem uma idade estimada de 175 milhões de anos, os cientistas chegaram à conclusão de que é plausível ter existido água em Marte num passado geológico bastante recente.
Voltar à página anterior
Página principal