Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3434.html


Intel com processador leve

A Intel está a desenvolver um processador inteiramente novo a pensar nos computadores portáteis que será lançado em 2002.

Este novo processador da Intel é destinado a computadores portáteis de pequenas dimensões e de baixo peso, ou seja abaixo de 2,5 Kg. Este processador que ainda não foi baptizado será lançado em conjunto com versões do Pentium 4 e Celeron para computadores portáteis.

A crescente popularidade destes pequenos e leves computadores é um mercado que a Intel não quer perder. A Transmeta e os seus processadores Crusoe estão já desenvolvidos para este segmento de mercado onde o baixo consumo energético e consequente menor emissão de calor é essencial.

O novo processador foi pela primeira vez mencionado no Microprocessor Forum em Outubro passado, a par com o processador Itanium , um processador para grandes servidores. Ambos os processadores antecipam as necessidades do mercado mas exigem à empresa grandes recursos de investimento para serem desenvolvidos.

A Intel estima que em 2002, 60 a 65 por cento do mercado dos computadores portáteis seja do segmento de baixo consumo e peso inferior aos 2,5 Kg.


Voltar à página anterior

Página principal