Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3401.html


Grande grupo de galáxias descobertos

Um grande grupo de galáxias recentemente descoberto na constelação de Leão poderá ser a maior estrutura já observada no Universo. Segundo uma estimativa, os astrónomos, alguns pertencentes ao Goddard Space Flight Center , pensam que este grupo de galáxias possui 500 milhões de anos-luz de largura, estando distante da Terra cerca de 6,5 biliões de anos-luz.

Considerando que em termos astronómicos a distância medida em anos-luz equivale a tempo, os astrónomos calculam que, o que é agora visível, tem um terço da real idade da estrutura, relativo ao tempo que a luz demora a atravessar tal distância.

A descoberta deste grupo de galáxias foi feita graças à existência de quasares , cuja luz foi absorvida pelas galáxias. Note-se que estes quasares ainda se localizam a uma maior distância do que estas galáxias. Inclusive, este grupo contém 18 quasares num determinado sector, onde normalmente seria de esperar a existência de dois ou no máximo três quasares.

Os quasares, graças aos seus núcleos bastante brilhantes, ajudam os astrónomos a determinar a distribuição das galáxias, que por sua vez contribuirá para o desenvolvimento de melhores teorias para explicar o facto da matéria estar a espalhar-se pelo Universo desta forma.


Voltar à página anterior

Página principal