Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3400.html
Câmara de vídeo DVD-RAM
A Hitachi irá comercializar no fim deste mês de Janeiro, nos Estados Unidos, a sua câmara DVD-RAM denominada DZ-MV100A que, segundo a empresa, será a primeira a gravar imagens num disco digital nestes moldes.
Mas na opinião de alguns analistas, esta câmara não irá encontrar um mercado muito receptivo enquanto o seu preço e o preço dos discos não baixar. A MV100 será vendida por um preço aproximado de 2.000 dólares, e os discos utilizados variam de 20 até 30 dólares cada um.
Cada DVD-RAM tem uma capacidade de 2,8 GB, sendo um dos três formatos de DVDs regraváveis existentes, juntamente com o DVD-R/DVD-RW e o DVD+RW. A escolha da Hitachi pelo DVD-RAM reside nas 100 mil vezes que cada disco pode ser regravado, em comparação com as mil do DVD-R/DVD-RW.
Para além destes preços, os discos não podem ser reproduzidos na maioria dos DVDs, tendo um tamanho de aproximadamente 8 cm, menores que os convencionais discos utilizados para a gravação de filmes. No entanto, Greg Belloni, porta-voz da Hitachi, afirmou que a empresa espera que um reprodutor de DVDs que consiga ler os DVD-RAM chegue ao mercado rapidamente.
Mas o lançamento de uma câmara deste tipo não ficará só pela Hitachi, uma vez que a Panasonic deverá começar, já na próxima Primavera, a vender o modelo VDR-M10 , que é muito similar ao modelo da Hitachi aqui referenciado.
Voltar à página anterior
Página principal