Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3359.html


Fraude via Internet dá prisão

Mark Jakob, o californiano preso e acusado pelo FBI de ter enviado para a imprensa informações falsas sobre a empresa Emulex , acaba de se declarar culpado.

Os advogados de Jakob estabeleceram um acordo com os procuradores federais encarregues da acusação que prevê uma pena de prisão entre 37 e 46 meses. No entanto, o juiz encarregue do caso poderá decidir uma sentença diferente. Jakob poderá ainda ter de ''reparar'' as perdas dos investidores envolvidos para além de ter de pagar uma multa que poderá ascender aos 220 milhões de dólares.

Este acordo deverá por um ponto final no caso Emulex, que começou no passado dia 25 de Agosto quando um press release, que indicava que a Emulex estava sob investigação das autoridades bolsistas norte-americanas e que teria que apresentar de novo os seus resultados, acrescentando ainda que o director-geral da empresa tinha apresentado a sua demissão, chegou à agência de informação Internet Wire , via e-mail.

O press release, considerado genuíno, foi difundido pela Internet Wire e serviços noticiosos como a agência Bloomberg ou o Dow Jones noticiaram a alegada investigação. No entanto, a informação era falsa e tinha sido enviado por Jakob na tentativa de recuperar perdas que tinha registado em transacções de acções da Emulex.

Como é normal nestes casos os investidores entraram em pânico e começaram a vender as acções que tinham na sua posse, provocando uma queda acentuada no preço das acções da Emulex. A capitalização bolsista da empresa caiu 2.5 mil milhões de dólares em poucos minutos. Nesta fase, Mark Jakob comprou uma série de acções da empresa que estavam em baixa e vendeu-as três dias depois quando estas recuperaram, depois da empresa ter desmentido a acusação que constava no press release. O seu ganho, na altura, cifrou-se em cerca de 186 mil dólares. O prejuízo actual é bastante maior.

Para além deste processo do foro criminal, Jakob enfrenta ainda um processo civil, interposto pela U.S. Securities and Exchange Commission , no sentido da restituição do lucro alcançado através da transacção ilegal das acções da Emulex.


Voltar à página anterior

Página principal