Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3353.html


Rede fixa: liberalização quase no fim

O encaminhamento de chamadas locais e regionais por acesso indirecto passa a ser possível a partir de 1 de Janeiro próximo, quer na selecção chamada-a-chamada, quer na pré-selecção do prestador.

Este alargamento das chamadas elegíveis já estava previsto no calendário da liberalização total do mercado de telecomunicações aprovado e divulgado pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP).

A partir de Janeiro de 2001 todos os tipos de chamadas (locais, regionais, interurbanas, internacionais e fixo-móvel) poderão ser encaminhadas pelos prestadores de acesso indirecto. Na modalidade de selecção chamada-a-chamada basta digitar o código (10 seguido dos outros dois dígitos que correspondem ao operador escolhido). Para os utilizadores que já possuem contratos de pré-selecção com prestadores de acesso indirecto para o encaminhamento de chamadas interurbanas, a elegibilidade das chamadas locais e regionais é automática.

Este é mais um passo na completa liberalização do mercado português de telecomunicações. Tudo começou com o acesso indirecto para as chamadas nacionais e internacionais no início de 2000. Em Outubro chegou-se finalmente à pré-selecção (efectuar chamadas sem marcar o prefixo que identificam os operadores). Agora só falta a oferta do lacete local (abertura do troço local da infra-estrutura fixa da Portugal Telecom aos restantes prestadores do serviço fixo de telefone) que, de acordo com o ICP, também terá início a partir de 1 de Janeiro do próximo ano.



Voltar à página anterior

Página principal