Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3330.html
Vodafone em força no mercado nipónico
A Vodafone anunciou hoje a compra de 15 por cento do capital da Japan Telecom . Desta forma, a operadora britânica reforça a sua posição no Japão, país que será o primeiro a lançar o serviço UMTS, em Maio de 2001.
O negócio, no valor de 2,2 mil milhões de dólares, foi ''uma oportunidade natural'', segundo Ron Boring, vice-presidente da Vodafone no Japão, em declarações à Reuters . Para além disso, os responsáveis da Vodafone admitem aumentar a sua participação no futuro.
Esta situação poderá ocorrer caso se concretizem os rumores acerca de uma possível venda, por parte da AT&T, de outra fatia de 15 por cento do capital da operadora japonesa. Mas neste caso terá de enfrentar a concorrência da sua congénere British Telecom , que detém outros 15 por da Japan Telecom.
A Vodafone já detinha 26 por cento da J-Phone , a operadora participada da Japan Telecom para o mercado móvel, e que é uma das três empresas licenciadas para operar os telemóveis da terceira geração.
Assim, a Vodafone pretende aproveitar as potencialidades do mercado nipónico em termos de Internet móvel, mercado esse que regista o maior crescimento a nível mundial.
A NTT DoCoMo , a principal concorrente da Vodafone no Japão, conta já com 15,6 milhões de utilizadores do seu serviço de Net móvel '' I-mode '', e será a primeira operadora a lançar o serviço UMTS.
Voltar à página anterior
Página principal