Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3312.html
Fusão entre AOL e Time Warner aprovada
A Comissão Federal do Comércio dos EUA, aprovou ontem por unanimidade a fusão entre a America Online e a Time Warner . Esta união dará origem ao maior grupo mundial de media e Internet.
A fusão, anunciada em Janeiro deste ano e que está avaliada em cerca de 112 mil milhões de dólares (25 mil milhões de contos), só foi possível depois das duas empresas terem cedido nalgumas questões, nomeadamente na abertura da sua rede de cabo a outros fornecedores de acesso à Internet. Para que a fusão fosse aprovada a AOL Time Warner viu-se ''obrigada'' a abrir a sua rede de cabo a outros ISPs, um deles antes da AOL lançar o seu próprio serviço de cabo e mais dois até 90 dias após esse lançamento.
A America Online é o maior prestador de serviços para a Internet dos Estados Unidos enquanto que a Time Warner é um dos maiores grupos mundiais de comunicação social que detém a CNN, o Cartoon Network, os estúdios Warner Bros, a revista Time, a editora discográfica Warner Music, entre muitas outras empresas. Para além disso é a segunda maior operadora de cabo dos EUA, atrás da AT&T.
Todo este potencial ''assustou'' as autoridades governamentais de todo o mundo, dado que um possível monopólio da nova empresa iria dificultar o espaço de manobra da concorrência e a escolha dos consumidores. Apesar dos recuos, a AOL Time Warner continuará a ter uma enorme vantagem em mercados como o acesso à Internet em banda larga.
A Comissão Europeia já tinha aceite a união de ambas as empresas no passado dia 12 de Outubro. Mas também aqui as empresas tiveram que aceitar algumas condições, nomeadamente a progressiva saída da empresa alemã Bertelsmann da AOL Europe e a mudança estrutural da AOL França, no sentido de assegurar uma livre concorrência no espaço europeu.
Voltar à página anterior
Página principal