Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3297.html
Mais três novos planetas
Foram descobertos três novos planetas a orbitar estrelas fora do nosso sistema solar por uma equipa internacional de astrónomos utilizando o telescópio do Anglo-Australian Observatory . Estes são os primeiros planetas fora do nosso sistema solar descobertos a partir da Austrália.
Segundo os astrónomos, um dos planetas aparenta possuir uma dimensão aproximada a de Júpiter, e sua órbita encontra-se na denominada ''região habitável'', onde existe grande probabilidade da água existir no seu estado líquido.
No entanto isto não quer dizer que o objecto apresente características como as da Terra podendo alojar formas de vida. Mas, na opinião dos astrónomos, se o planeta possuir luas com determinadas características geológicas, poderá ter condições que suportem vida.
Os astrónomos conseguem detectar estes planetas à partir da influência gravitacional dos mesmos no movimento das estrelas que orbitam, provocando nas mesmas uma ''oscilição'' enquanto os planetas circulam à sua volta. No entanto esta técnica e a tecnologia envolvida actualmente não permitem a detecção de planetas do tamanho da Terra.
Esta descoberta aumenta para 50 o número de planetas descobertos fora do nosso sistema solar.
Voltar à página anterior
Página principal