DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links externos
Observatório de La Silla

Observatório de Mauna Kea

European Southern Observatory

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  09/05/2000 - Lusa Enviar por email   Versão impressora
Novos planetas fora do sistema solar?
 
  Se os sinais detectados se confirmarem como correspondentes a novos planetas serão já 42 os detectados fora do sistema solar.
No passado mês de Março foram descobertos dois pequenos planetas, mais pequenos do que Saturno, nas constelações de Cetus e Monoceros, a cerca de 110 anos luz da Terra. Ambos foram vistos com o telescópio de Mauna Kea, no Hawai.

A descoberta de novos planetas, que como a Terra orbitam á volta de uma estrela ou sol, é feita através da análise das oscilações na luminosidade desses sóis e do seu efeito na gravitação. A partir do observatório de La Silla, no norte do Chile, os astrónomos encontraram agora oitos novos possíveis planetas.

Peritos duvidam ainda que dois deles sejam de facto planetas, pois parecem ter menos massa do que as estrelas e perderam a sua fonte interior de energia.
Três deles terão um tamanho semelhante ao de Júpiter e um seria mesmo três vezes maior do que o maior dos nossos planetas, disseram os astrónomos. Os cientistas consideram que quanto menor é o tamanho de um planeta mais possibilidades existem dele poder ser semelhante à Terra e abrigar, portanto, alguma forma de vida.



< Notícia anterior
Suspeito autor do ILOVEYOU libertado
Notícia Seguinte >>
Napster perde primeira batalha legal


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação