Pinatton


Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3276.html


Estudo demonstra que WAP é fracasso

Um estudo efectuado em Londres e publicado pelo Nielsen Norman Group revela que os utilizadores ficaram bastante desiludidos na utilização de telemóveis com WAP (Wireless Application Protocol).

O estudo optou por oferecer telemóveis com WAP a 20 participantes e tentar verificar se os utilizadores consideravam útil navegar na Internet através do telemóvel, e qual a sua opinião ao fim de uma semana de utilização dos telemóveis com WAP (modelos da Nokia e Ericsson) , dos conteúdos e serviços fornecidos via WAP.

Os resultados publicados não podiam ser mais desanimadores para o WAP Forum (entidade que desenvolveu os standards WAP). O estudo revelou que a usabilidade do WAP era francamente má e que isso se reflectia negativamente na opinião dos utilizadores.

Quando os participantes foram interrogados se achavam que se voltariam a usar um telemóvel WAP no próximo ano, 70% responderam que não. A opinião geral era que o WAP não estava desenvolvido e que nem nos próximos tempos seria útil para os participantes.

As principais questões para o desagrado cingiam-se a questões de usabilidade, velocidades muito lentas, dificuldade de navegação, ecrãs e teclados demasiado pequenos.

O WAP tem vindo cada vez mais a receber uma resposta negativa dos consumidores. Tal facto deve-se essencialmente à mensagem errónea de que a tecnologia WAP permitiria navegar na web quando na realidade requer páginas criadas especificamente para serem consultadas via WAP.


Voltar à página anterior

Página principal