Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3231.html
Óculos adaptativos
Um grupo de cientistas espanhóis desenvolveu um protótipo de óculos capaz de determinar, de forma instantânea, qualquer deficiência óptica que a vista humana apresente. O sistema electro-óptico em que se baseia o protótipo chega mesmo a permitir que se obtenha uma visão acima do normal.
O dispositivo desenvolvido na Universidade de Múrcia ocupa um metro quadrado, e está baseado num sistema complexo de lentes que projecta um feixe de infra-vermelhos quer na retina quer em pequenos espelhos deformáveis, que ajudam a determinar qualquer anomalia da retina e ajustar as lentes dos óculos, em tempo real, em conformidade com qualquer anomalia dos olhos.
Este sistema electro-óptico aplicado a oftalmoscópios vai permitir uma melhor detecção de todas as doenças da visão.
O principio utilizado baseado na Óptica adaptativa é adaptado dos telescópios modernos para o olhos humano. Nos telescópios a Óptica adaptativa permite modificar rapidamente a curvatura do espelho para manter a qualidade da visão para compensar as perturbações geradas pela atmosfera.
A equipa de físicos espanhóis afirma que este protótipo consegue medir e corrigir qualquer alteração até 25 vezes por segundo e acredita que em menos de 10 anos qualquer laboratório de visão terá ao seu dispor um equipamento deste género.
Voltar à página anterior
Página principal