Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3200.html
Mir vai mesmo ser destruída
Depois da falta de sucesso para encontrar investidores privados que quisessem apostar em outras utilizações para a estação espacial Mir e da redução das verbas para sua manutenção, o Governo Russo decidiu em reunião destruir a estação espacial entre os dias 26 e 28 de Fevereiro de 2001.
Esta decisão foi oficialmente apresentada por Yuri Koptev, chefe da Agência Espacial Russa. Segundo Koptev ''o governo concordou que a Mir deve ser retirada de órbita e trazida para baixo, no Oceano Pacífico, numa área predeterminada''.
Os dados fornecidos revelam que a estação espacial com cerca de 140 toneladas vai ser retirada de sua órbita e colocada numa descida controlada até o Oceano Pacífico numa área remota situada entre 1500 e 2000 km a Leste da Austrália.
O Governo Russo já havia decidido pela destruição da Mir no início deste ano, mas a decisão foi adiada devido ao aparecimento da empresa holandesa MirCorp que iria pagar pela manutenção da estação. No entanto as autoridades russas tornaram-se um pouco incrédulas em relação à habilidade da empresa para angariar os fundos necessários.
Voltar à página anterior
Página principal