DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
MirCorp

Mir

Wilshire Associates

 
  Pub
 
  Pesquisar
 

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  19/06/2000 - Rui Guerra Enviar por email   Versão impressora
Turismo espacial a bordo da Mir
 
  Um executivo norte-americano irá tornar-se o primeiro turista espacial do mundo. A viagem, que inclui estadia na estação espacial Mir, custará 20 milhões de dólares.

A primeira experiência de turismo espacial insere-se numa campanha de angariação de fundos, levada a cabo pela MirCorp, para evitar o desmantelamento da estação espacial russa Mir. Esta empresa, sediada na Holanda, conseguiu inverter o processo de morte anunciada da estação russa, tendo lançado, em Abril, uma missão espacial com o objectivo de preparar a Mir para a futura comercialização de viagens espaciais.

O anúncio do início das viagens de turismo espacial foi feito na passada sexta-feira, dia em que terminou a missão de reparação da Mir. A MirCorp disse, em comunicado, que ''os cosmonautas confirmam o bom estado da Mir e a sua mais valia para o mundo dos negócios. De momento, estamos a preparar a estrutura necessária para as próximas missões''.

O turista espacial será Dennis Tito, presidente da Wilshire Associates, e que conta já com alguma experiência na área, tendo trabalhado no Laboratório de Propulsão a Jacto dos Estados Unidos e colaborado com as primeiras explorações a Marte e Vénus, nos anos 60 e 70. Para além disso tem 20 milhões de dólares para ficar na história das viagens espaciais. A missão durará 10 dias mas ainda não foi revelada a data da viagem.

Recorde-se que a Mir, o ex-libris do programa espacial soviético, tem cerca de 14 anos e esteve cerca de oito meses à deriva, depois de ter sido devastada por um incêndio e de ter colidido com uma nave espacial em 1997.

Para os russos, a MirCorp poderá ser a última esperança para a sobrevivência da Mir e as viagens de turismo espacial o primeiro passo para essa recuperação.

< Notícia anterior
Falhas de segurança na AOL e Register
Notícia Seguinte >>
Discos duros encontrados


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação